Estados físicos das soluções

A grande maioria das soluções químicas usadas em laboratório é liquida, formada por sólidos dissolvidos em líquidos

As soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias dissolvidas (solutos) em outra substância presente em maior quantidade (solvente).

As soluções podem ser classificadas de acordo com os estados físicos que elas apresentam, como: soluções sólidas, soluções líquidas e soluções gasosas.

1.      Soluções sólidas: Todos os componentes desse tipo de solução encontram-se no estado sólido na temperatura ambiente. Por exemplo, o latão é uma liga metálica muito utilizada para produzir instrumentos musicais, sendo formado por uma mistura de 95 a 55% de cobre e 5 a 45% de zinco.

2.      Soluções gasosas: Nesse caso, todos os componentes são gasosos. Um exemplo mais comum é o ar atmosférico. Ele é composto de cerca de 78 % de gás nitrogênio, aproximadamente 20% de gás oxigênio, aproximadamente 1% de gás argônio e aproximadamente 1% de outros gases, como o gás carbônico e vapor de água.

3.      Solução líquida: A solução líquida possui pelo menos um de seus componentes no estado líquido, sendo geralmente o solvente. Mas ela pode se dar de três formas:

3.1 Soluções formadas por gás e líquido:

Muitas soluções contêm gases dissolvidos em líquidos, como, por exemplo, o refrigerante ou a água com gás, que possuem gás carbônico dissolvido em água. Além disso, no caso da água em aquários é necessário que haja gás oxigênio dissolvido, para que os peixes absorvam e assim sobrevivam.

3.2 Soluções formadas por líquidos:

Todos os componentes são líquidos. Exemplo: álcool etílico comercializado em farmácias, supermercados e como etanol combustível, cuja constituição é etanol dissolvido em água.   

3.3 Soluções formadas por sólido e líquido:

A grande maioria das soluções do cotidiano e principalmente as usadas em laboratórios de química é constituída de solutos sólidos dissolvidos e líquidos (na maioria das vezes a água).

Um exemplo é a água do mar, que possui vários sais, incluindo o cloreto de sódio (sal de cozinha) dissolvidos na água.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos