Massa Molecular e Massa Fórmula

Molécula

As moléculas são constituídas por átomos unidos através de ligações que podem ser covalentes e iônicas.
A palavra massa molecular é utilizada para compostos formados por ligações covalentes, ela não pode ser utilizada para os compostos formados por ligações iônicas, já que não são constituídos por moléculas e sim por íons. A expressão utilizada para os compostos iônicos é a massa fórmula.
A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular e a massa fórmula, devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias.


O cálculo da Massa Molecular é feito do seguinte modo:
Usaremos a massa atômica do carbono (C =12u) e do hidrogênio (H = 1u) para o cálculo.

C5H10

5.12 = 60 + 10.1=10

60 + 10 = 70u
Massa molecular do C5H10 : MM=70u

Os índices (5,10) dos elementos foram multiplicados por suas respectivas massas atômicas (12, 1), e em seguida foram somadas a massa total dos dois elementos que formam a molécula resultando 70u, que é a Massa molecular.

Cálculo da Massa Fórmula do composto iônico MgCl2:
(Massas atômicas: Mg = 24u; C? = 35,5 u)

Mg C?2

1. 24 = 24 + 2. 35,5 = 71
24 + 71 = 95u
Massa fórmula do MgC?2 : MF = 95u
 

Publicado por Líria Alves de Souza
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos