Whatsapp icon Whatsapp

Estequiometria

A estequiometria é a área que realiza os cálculos das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas, com base em leis e com a ajuda de equações químicas.
A estequiometria é importante na determinação das quantidades de reagentes e/ou produtos de uma reação
A estequiometria é importante na determinação das quantidades de reagentes e/ou produtos de uma reação

Nos laboratórios e nas indústrias químicas considera-se de extrema importância a determinação da quantidade de substâncias que será produzida nas reações químicas realizadas. Por exemplo, a rentabilidade das indústrias está relacionada com o conhecimento da quantidade de matéria-prima que será consumida nos processos de fabricação, pois busca-se obter os produtos em quantidade suficiente, usando a menor quantidade possível de reagentes e com o menor custo.

A área da química que determina a quantidade de reagentes que deve ser usada e a quantidade de produtos que será obtida nas reações químicas é a Estequiometria, palavra que vem do grego stoikheion, que significa “elemento”, e metron, que é “medição”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os cálculos estequiométricos são feitos com base em leis que relacionam as quantidades e proporções das substâncias químicas em massa, volume, quantidade de matéria (mol) e quantidade de partículas. Algumas dessas leis são as Leis Ponderais, tais como a Lei das Proporções Definidas ou Lei de Proust, a Lei de Conservação da Massa ou Lei de Lavoisier, e também as Leis Volumétricas, principalmente a Lei de Gay-Lussac referente ao volume dos gases.

Mas os cálculos estequiométricos realizados principalmente em indústrias precisam levar alguns fatores em consideração que podem interferir na quantidade de substâncias produzidas, como a pureza dos reagentes, rendimento da reação, excesso de alguma substância, entre outros.

Mas uma base fundamental para todos os cálculos estequiométricos baseia-se nas proporções definidas pelos coeficientes estequiométricos das equações químicas devidamente balanceadas. Daí a importância de se conhecer bem as fórmulas químicas, os símbolos das equações, o que é massa atômica, massa molar, número de mol, número de Avogadro e assim por diante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para ficar por dentro de todos esses conceitos teóricos e se sair bem na hora de realizar os cálculos estequiométricos, leia os artigos abaixo que foram selecionados com esse objetivo em mente.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos de Estequiometria

É preciso realizar o balanceamento de equações químicas para que elas correspondam às condições experimentais
Balanceamento de Equações Químicas
Aprenda a realizar o balanceamento das equações químicas por meio do método das tentativas.
Massa e volume são exemplos de dados que podem ser abordados nos cálculos que envolvem mol
Cálculos envolvendo mol
Clique e aprenda a determinar massa, volume e número de partículas com exemplos de cálculos envolvendo mol.
Além do carbonato de cálcio, o calcário contém pequenas quantidades de impurezas, como areia e carvão
Cálculos estequiométricos com reagentes impuros
Aprenda a determinar a quantidade de produtos que serão formados e outros aspectos relacionados à reação que se processa com o uso de reagentes impuros.
Os trabalhos de Amedeo Avogadro contribuíram para a definição de mol e do valor da constante de Avogadro
Constante de Avogadro
Veja a definição da constante de Avogadro, qual é o seu valor e o que ela representa.
Em laboratórios de Química, as unidades em escalas macro e microscópicas (como o número atômico e a massa atômica) são muito importantes.
Diferença entre número de massa e massa atômica
Número de massa é a soma dos prótons e nêutrons. Massa atômica é a média ponderada das massas atômicas dos isótopos naturais do elemento.
Os produtos liberados na combustão do etanol são transparentes. Essa “fumaça” é a condensação do vapor de água ou o motor está com defeito
Entendendo as Equações Químicas
Tire suas dúvidas a respeito dos aspectos quantitativos das equações químicas, tais como: o que são o índice e o coeficiente estequiométrico? Quantos átomos estão reagindo?
Equações Químicas
Equações Químicas, ácido clorídrico, Equação Química equilibrada, balanceamento de equações, produtos, reagentes, coeficiente estequiométrico, estado físico do átomo participante, Catalisadores, aquecimento, reação reversível.
A determinação da fórmula mínima pode ser feita por meio da fórmula molecular da substância
Fórmula Mínima ou Empírica
Entenda o que a fórmula mínima ou empírica expressa sobre a substância e como proceder com os cálculos a fim de determiná-la.
A fórmula molecular simplifica a representação da estrutura molecular mostrando quantos átomos de cada elemento estão presentes
Fórmula Molecular
Aprenda a determinar a fórmula molecular de qualquer composto, uma informação muito importante principalmente na estequiometria das reações químicas.
A fórmula percentual indica a porcentagem em massa do elemento na composição da substância
Fórmula Percentual ou Centesimal
Aprenda a determinar a fórmula percentual ou centesimal para qualquer substância por meio da fórmula molecular ou por meio da massa dos elementos.
A massa atômica do átomo de carbono 12 é igual a 12 u
Massa Atômica de um Átomo
Entenda a definição de massa atômica de um átomo, como ela é encontrada e a sua diferença em relação ao número de massa.
As massas atômicas dos elementos que aparecem na Tabela Periódica levam em conta todos os isótopos naturais que os formam
Massa atômica de um elemento
Entenda qual é a diferença entre a massa atômica de um elemento e a massa atômica de um átomo, além de compreender como elas são determinadas.
 Molécula
Massa Molecular e Massa Fórmula
Massa molecular, Massa Fórmula, composto iônico, Massas atômicas, ligações covalentes, massa atômica do carbono, moléculas, íons, fórmula das substâncias, ligações iônicas.
É comum no cotidiano usarmos números multiplicativos para fazer referência a conjuntos de objetos, como milheiro, resma, dúzia e grosa
Mol
Veja o conceito de mol e qual é a sua relação com a massa atômica, com a massa molar, com os coeficientes de uma equação química e com o número de Avogadro.
Se a proporção estequiométrica entre os reagentes da reação não estiver correta, haverá um que ficará em excesso e outro que será o reagente limitante
Reagente em excesso e reagente limitante
Entenda o que é o reagente limitante e o em excesso, como eles influenciam a formação dos produtos e como você pode determiná-los por meio de cálculos estequiométricos.
As fórmulas químicas são importantes para sabermos quais os elementos que compõem a substância e em qual proporção eles se combinam
Tipos de Fórmulas usadas em Estequiometria
Aqui você encontrará as definições e os cálculos para se determinar os principais tipos de fórmulas usadas na estequiometria: as fórmulas percentual, mínima e molecular.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.