Monóxido de dinitrogênio

Nitro: óxido nitroso de motores.
Os apreciadores de corrida de carros devem conhecer bem este composto (Monóxido de dinitrogênio (N2O), não pelo nome, mas pelos efeitos que ele causa nos motores automobilísticos. Também conhecido por óxido nitroso, pode ser utilizado em motores de combustão interna com o objetivo de se obter um aumento de potência. É popularmente conhecido no meio automobilístico como NOS (Nitrous Oxide Sistem) ou simplesmente nitro.

Como funciona a injeção de óxido nitroso nas câmaras de combustão?

Ela tem como objetivo elevar a massa de oxigênio injetada e provocar diminuição da temperatura, o que permite maior entrada de combustível. O oxigênio é o principal comburente, é o elemento que se associa quimicamente ao combustível, fazendo-o entrar em combustão. Quanto maior o volume de comburente maior será a queima e consequente aumento de energia.

O aumento da massa de comburente para a queima permite maior injeção de combustível, já que a potência do motor está relacionada com a quantidade de calor gerada na reação de combustão.

A maior injeção de combustível acarreta no aumento da pressão e temperatura interna dos cilindros. Para controlar este aquecimento, o nitrogênio entra em ação resfriando os cilindros, ou seja, ele funciona como agente regulador e complementa o acréscimo de potência. Como ocorre uma significativa diminuição da temperatura interna dos cilindros, o procedimento ocorre com maior segurança e melhores possibilidades para o aumento da potência do motor.
Publicado por Líria Alves de Souza
História
Grécia Antiga: Os Cretenses
Assista à nossa videoaula para conhecer a história dos cretenses. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos