Oceanografia química

A oceanografia química estuda a composição dos ambientes marinhos e as interações das espécies químicas com a atmosfera.
Qual a química dos oceanos?

Engana quem pensa que mar é tudo igual. As propriedades salinas, a coloração, o cheiro, todas essas características variam de acordo com a região onde está localizado. Existe uma ciência especializada em abordar essas características, a Oceanografia Química. Ela estuda a composição dos ambientes marinhos e as interações das espécies químicas com a atmosfera, através dela é possível monitorar a poluição Marinha e a Química de Nutrientes (geoquímica Orgânica e Inorgânica).

Vamos explorar agora a composição dos ambientes marinhos:


Os oceanos possuem características como a salinidade, que se define pela presença de sais, em geral Cloreto de sódio (NaCl), Sulfato de Cálcio (CaSO4), Sulfato de Magnésio (MgSO4) e Cloreto de Magnésio (MgCl2). O Cloreto de sódio se faz presente na proporção de 80 % e o restante é equivalente a 20%.

A salinidade da água do mar varia de acordo com a região. Para ser considerada normal, esta característica precisa obedecer à proporção de 35 g/L (35 gramas de sal para cada litro de água). A água marítima menos salina do planeta é a do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico (30 g/L), e a com salinidade mais elevada se faz presente no Mar Vermelho (40 g/L).

O Mar Morto, localizado no Oriente Médio, é considerado altamente salino, na verdade consiste em um lago cuja composição mineral é de: 67% de cloro, 17% de magnésio, 10% de sódio, 0,2% de enxofre (este dá a água um desagradável odor).

O estudo das propriedades apresentadas auxilia no controle da população de peixes. Veja um exemplo de como a composição da água do mar influi sobre a vida aquática: Sulfato de Cálcio (CaSO4) é um dos componentes da água do mar, o cálcio atua como importante fator de crescimento dos esqueletos dos corais duros e das algas calcáreas.

Publicado por Líria Alves de Souza
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos