Papel usado em jornais

Como é feito este papel?

Todos nós sabemos que o papel de jornal é mais frágil que outros tipos de papel, a razão você descobre agora acompanhado seu processo de produção.

O preparo do papel usado em jornais é diferenciado se comparado à produção do papel comum. Tudo se resume à inferioridade da polpa de celulose, que contém impurezas que não são retiradas e passam a fazer parte do processo. Quanto maior o número de materiais contaminantes, mais rápida será a decomposição da celulose.


Agora você já sabe por que o papel de jornal é pouco resistente e mais nocivo à ação do tempo. A economia na matéria prima acarreta em menor resistência do papel, e o resultado? As folhas vão ficando amareladas e rapidamente se deterioram no ambiente. O contato com água é mais um prova de como o papel é sensível. Basta colocar uma folha de jornal sobre um recipiente com água e verificar como ela se dissolve facilmente em meio aquoso.

A justificativa para a produção econômica deste papel está no fato de sua demanda, são milhares de exemplares de jornais distribuídos diariamente em todo o mundo.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Publicado por Líria Alves de Souza
Química
pH de soluções
Você já recebeu alguma receita de remédio milagroso pelo grupo da família dizendo que algum alimento de pH isso ou pH aquilo faria bem a sua saúde ou enfermidade? E você sabia interpretar se de fato aquele pH condizia com tal alimento ou substancia referida na receita? Então vem com a gente que nós vamos te explicar o que é pH, como é calculado, medido e a sua importância em nossas vidas.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos