Por que a chama do fogão é azul?

Chama produzida pela combustão completa.

Quando você acende o fogão de sua casa e se depara com a luminosidade da mesma, pode surgir a dúvida: Por que a chama do fogão é azul?

Ela é produzida pela combustão do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de botijão. Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). A cor azul da chama é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio.


Agora, se a chama do fogão emite um vermelho-amarelado indica que o gás está acabando e a combustão não foi completa. Nesse caso houve um desbalanceamento na reação entre o combustível GLP e o comburente oxigênio.

Quanto à coloração da chama, essa indica a intensidade da mesma. A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria. Se compararmos a chama da vela com a do fogão, qual seria a que emite maior quantidade de calor? Quanto mais azulada mais quente, sendo assim, a do fogão ganha a parada, uma vez que a vela produz flama amarela.

Estudando este conteúdo surge uma pergunta paralela: por que a chama do fogão não gera fumaça?

Na chama do fogão só há queima de gases, portanto ela não gera resíduos (fumaça). Já a chama de uma vela tem composição diferente, o combustível nesse caso é a parafina derivada do petróleo e rica em carbonos. A parafina quando se queima produz carvão como resíduo, esse se volatiliza na forma de um pó muito fino conhecido como fuligem. Portanto, a chama produzida, além de luminosidade vermelha-amarelada, emite também fumaça rica em resíduos de carbono.

Publicado por Líria Alves de Souza
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.