Xampus que não ardem nos olhos

Os xampus que não ardem nos olhos são especialmente importantes no banho de crianças

Até a Segunda Guerra Mundial, o componente principal dos xampus era o sabão. Porém, isso mudou: os dois componentes principais dos xampus atuais são os detergentes e as amidas. Os detergentes servem para retirar a gordura e a sujeira; e as amidas servem para repor a oleosidade, pois os detergentes causam ressecamento aos fios do cabelo.

Não pense que o detergente citado é o mesmo usado para lavar vasilhas. Na realidade, a denominação “detergente” é dada às substâncias constituídas por longas cadeias apolares com um grupo funcional polar em uma das extremidades. Se esse grupo possuir carga positiva, dizemos que o detergente é catiônico; já se a carga for negativa, ele será aniônico. A maioria dos xampus contém detergente aniônico, pois ele produz maior quantidade de espuma. Um detergente aniônico muito usado é o lauril sulfato de sódio [H3C[CH2]11OSO3]-[Na]+, cuja estrutura é mostrada a seguir:

Esses detergentes são também chamados de agentes tensoativos ou surfactantes (do inglês surface active agents = surfacts). Esses surfactantes têm a função de detergência, ou seja, de limpar especialmente sujeira de óleo ou graxa.

Assim, os sabões são um subgrupo dos detergentes, sendo que todo sabão é um detergente, mas nem todo detergente é um sabão. Os detergentes estão presentes também em sabões em pó, sabonetes e no creme dental.

Os xampus que não ardem os olhos possuem em sua composição um detergente diferente, o detergente anfotérico, que apresenta uma parte catiônica e uma parte aniônica, conforme mostrado a seguir:

Em meio ácido, as partes desse detergente capturam o íon H+ e, em soluções básicas, liberam um dos hidrogênios (H) ligados ao nitrogênio. Essas estruturas são menos irritantes para os olhos, porque elas mantêm o pH próximo ao pH da lágrima.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares
Nessa aula veremos o que é um polígono, nomenclaruta de um polígono e como classificá-lo em regular e irregular.