O esquema – Um aliado na compreensão do discurso

A magia que envolve a linguagem é algo incomensurável. A mesma possui o poder de transformar gerações, promover a troca de experiências entre diversas culturas, e, sobretudo, de fazer com que nos tornemos seres únicos e aptos a compartilhar do cotidiano social.

Ela traz em si, mistérios, segredos, surpresas, entre outras características, que nós, como interlocutores de todo um processo, precisamos desvendar e apreciar. Tal afirmativa reside-se no fato da importância de nos envolvermos completamente diante da leitura de um texto, e, sobretudo, sermos hábeis em apreendermos o que ele realmente quer nos dizer.


Fato é que esta competência, infelizmente, não pertence a todos, mas que poderá perfeitamente ser conquistada de maneira gradativa. Bastando para isso, um pouco de esforço e dedicação.

Ao enfatizarmos sobre as finalidades discursivas que perfazem em um texto, salienta-se que há alguns recursos, os quais funcionam como subsídios que visam ao aprimoramento desta competência – a de analisarmos a essência, a ideia principal, presente em qualquer ato comunicativo.

Reportando-nos ao ambiente escolar, quando por inúmeras vezes nos pegamos na tentativa de encontramos uma melhor forma para compreendermos sobre determinada disciplina, que, por razões diversas, deixou algo a desejar.

Diante deste fato, cita-se o esquema como um recurso altamente proveitoso na compreensão das ideias principais ligadas a um determinado assunto. Por meio dele extraímos os pontos relevantes em comum, para que no momento das avaliações, possamos estar munidos de uma bagagem cultural que atenda às nossas necessidades.

Dentre estes benefícios, o esquema também nos auxilia na produção textual, permitindo-nos traçar diretrizes, elencando argumentos suficientes de modo a defendermos nosso ponto de vista de maneira clara e coerente.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Gráfico de linha, barra (coluna) e setor (pizza)
Nessa aula utilizarei um exemplo de uma pesquisa das idades dos alunos para construir um gráfico de linha, outro gráfico de barra ou coluna, e por fim, um gráfico de setor ou pizza.
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