Um gênero textual informativo – O cartaz

A todo o momento deparamo-nos com uma grande diversidade de textos, mas por razões diversas não nos atemos para uma análise mais detalhada no que concerne aos mesmos.

O cartaz compõe o quadro de mais um dos gêneros textuais que circundam o nosso cotidiano. Podemos encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, dentre outros.


Como todo texto, ele também possui finalidades específicas, tanto serve para instruir, informar, quanto para persuadir. Para que possamos entender melhor sobre tais funções, tomemos como exemplo os seguintes casos: 

-  Ao adentrarmos em um evento, podemos identificá-los em locais estratégicos, funcionando como uma espécie de guia. Sua ocorrência se dá no sentido de informar ao público a indicação de salas, horários, entre outros aspectos ligados à tal ocorrência. 

-  Cita-se como outro exemplo, o caso de cartazes geralmente fixados em locais públicos informando-nos sobre uma loja em liquidação, sobre o lançamento de um produto no comércio e até mesmo sobre a realização de um show artístico.


Diante dos referidos exemplos percebemos a intencionalidade discursiva presente entre ambos, principalmente pelo emprego da função apelativa.

No que se refere aos recursos linguísticos, o cartaz possui uma linguagem sintética, amplamente objetiva, contendo todas as informações necessárias para alcançar os objetivos pretendidos por meio do discurso. Imagens e criatividade também são pertinentes, no caso da característica persuasiva.

Portanto, o cartaz figura-se como uma importante modalidade textual, informando-nos sobre um determinado acontecimento ligado aos acontecimentos sociais ou instruindo-nos de alguma forma.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Inglês
Simple future – Going to
Assista à videoaula e aprenda sobre o simple future – going to. Entenda como esse tempo verbal é formado, suas regras e seus usos.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos