Whatsapp icon Whatsapp

Campanha comunitária

A finalidade da campanha comunitária é a de persuadir acerca de um determinado comportamento
A finalidade da campanha comunitária é a de persuadir acerca de um determinado comportamento

À medida que passamos a conhecer um pouco mais acerca dos gêneros textuais, definidos por aquelas situações de comunicação em que estamos inseridos cotidianamente, constatamos de forma veemente sobre a aplicabilidades desses, seja em uma dada circunstância, seja em outra. Assim, tornando aplicável também essa afirmação, tomemos como exemplo uma situação bem simples, corriqueira.

Suponhamos que em um bairro exista índices alarmantes de alguma doença epidemiológica, como a Dengue. Dessa forma, faz-se necessária e urgente uma conscientização por parte das pessoas, no sentido de amenizar a situação e contribuir para que tais estatísticas não se intensifiquem ainda mais. Diante disso, surge um gênero que, por sua vez, encaixa-se naqueles tantos outros cuja finalidade é a de persuadir, convencer alguém a tomar uma atitude acerca de um determinado assunto, representado aqui pela campanha comunitária.

Nesse sentido, ao nos situarmos diante de tal finalidade, não basta somente estarmos conscientes de que esse gênero existe e se concebe como recorrente. Enquanto usuários da língua, temos de dispor também daqueles conhecimentos relacionados às questões linguísticas que demarcam o gênero em questão.  Dessa forma, além da intenção, do objetivo demarcado pelo discurso, existem outras características, como é o caso dos verbos, os quais, por sua vez, têm de estar expressos no modo imperativo, como é o caso de “seja”, “participe”, “colabore”, entre outros exemplos.  Quanto à linguagem empregada, essa deve estar em consonância com o contexto comunicativo, ou seja, caracterizando-se de forma que realmente a finalidade se cumpra. Nesse sentido, torna-se relevante o uso de letras garrafais, grandes, que realmente se tornem vistas com facilidade. Seguindo essa linha de raciocínio, o uso de recursos linguísticos, sobretudo a linguagem figurada, também se torna pertinente, pois torna a mensagem ainda mais significativa, atraente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cumpre afirmar também que além do folheto, geralmente usado para divulgação da campanha comunitária, outros gêneros, tais como o cartaz e o texto publicitário, comportam tal situação comunicativa.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

Anúncio classificado
Saiba mais sobre as características deste gênero textual!
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Moda e Mediana" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.