Azia

Queimação que provoca grande incômodo.
Azia é uma sensação de queimação no esôfago em virtude da grande produção de ácido estomacal que realiza a digestão, é sentida por muitas pessoas após as refeições. Normalmente se manifesta até duas horas após a refeição e se acentua quando o indivíduo se deita.

Quando ocorre tal sensação sente-se o gosto ácido na boca e a típica queimação que se inicia no esôfago e percorre até a garganta. Alimentos como bebidas cafeinadas, chás, álcool, frutas cítricas, chocolates, leite, condimentos, pimenta, tomate e outros contribuem para a sensação incômoda no esôfago. O leite é um alimento que causa grande polêmica em relação à azia, pois muitas pessoas acreditam que ele pode amenizar a situação, o que de fato pode acontecer nas primeiras horas, porém, a partir de algum período, o leite consegue provocar uma maior acidificação que resulta em uma queimação ainda maior que a anterior, fazendo com que o quadro de azia se agrave.

Para prevenir a azia é recomendada a ingestão de alimentos de fácil digestão, como arroz, carnes brancas e alimentos cozidos. A utilização de antiácidos combate a queimação em várias pessoas, porém é importante utilizá-los com cautela. O correto é manter uma dieta restritiva para que a produção de ácido estomacal seja reduzida de forma que o alimento seja digerido sem provocar tal sensação no esôfago.
Publicado por Gabriela Cabral
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.