Ginkgo biloba

O Ginkgo biloba é uma gimnosperma que apresenta diversos compostos que trazem benefícios à saúde de homem.
O Ginkgo biloba se caracteriza por apresentar folhas em formato de leque.

O Ginkgo biloba é uma espécie de gimnosperma conhecida mundialmente por possíveis benefícios relacionados à memória. Essa planta arbórea é nativa da Coreia, China e Japão, e surpreende por sua capacidade de viver cerca de 4 mil anos, sendo considerada por muitos um “fóssil vivo”.

O Ginkgo biloba chega a atingir 40 metros de altura, é bastante ramificado e apresenta folhas bastante características com formato em leque (observe a foto). Suas folhas normalmente são verdes e vão se tornando amareladas a medida que se aproxima o inverno.

Como dito anteriormente, a planta é conhecida pelo seu aspecto medicinal, sendo usada principalmente para melhorar a atenção e memória e no tratamento de zumbidos e vertigens. O Ginkgo também é usado no tratamento de dores de cabeça e problemas cardiopulmonares. Apesar de ter o uso bastante difundido, alguns de seus benefícios não apresentam comprovação científica.

O Ginkgo biloba normalmente é utilizando extraindo-se um extrato de suas folhas. Na folha são encontrados diferentes princípios ativos, tais como flavonoides, sesquiterpenos, diterpenos e ginkgolideos, que estão relacionados com sua propriedade medicinal. Entre suas ações farmacológicas comprovadas destacam-se o aumento de suprimento de sangue no cérebro, a redução da viscosidade do sangue, inibição da agregação plaquetária e a proteção contra danos oxidativos. Além dessas funções, as substâncias presentes na planta ajudam na redução dos níveis de colesterol, melhora a absorção da glicose, além do efeito neuroprotetor.

A respeito de sua eficácia no que diz respeito à melhora nas funções cognitivas, existem diversos trabalhos discordantes. Alguns estudos indicam que ocorreu melhora após alguns testes na memoria de pacientes que faziam uso do produto e outros indicam que não há um efeito significativo. Alguns trabalhos indicam ainda que a ingestão de Ginkgo melhora a curto prazo as funções cognitivas e que o uso a longo prazo pode prejudicar essas funções. Sendo assim, fica claro que estudos rigorosos ainda devem ser feitos nesse quesito.

O uso do ginkgo nas dores diárias normalmente recomendadas aparentemente não causam dados à saúde humana. Entretanto, assim como qualquer outro produto, pode desencadear vômitos e, em casos mais raros, manchas na pele, queda de pressão, tonturas e dores de cabeça.

Percebemos, portanto, que o Ginkgo biloba é uma planta com diversos benefícios à saúde. Entretanto, é fundamental que trabalhos continuem sendo feitos para comprovar sua eficácia em alguns pontos e compreender melhor os efeitos do uso contínuo desse produto no corpo.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.