Pilates

Grupo praticando exercícios de pilates

O método pilates é um segmento de exercícios que busca alongar o organismo, melhorar a flexibilidade, a consciência corporal, a postura, a respiração, a concentração, a coordenação motora e ainda a reduzir o estresse. Por movimentar diferentes grupos musculares, o pilates faz com que esses se tornem fortes e firmes, mas em contrapartida não é indicado para quem deseja emagrecer ou ganhar tônus muscular, pois não possui exercícios aeróbicos e nem provoca hipertrofia muscular.

Existem três pontos essenciais para a prática do pilates: a respiração que deve ser feita sem a movimentação dos ombros e da barriga, a concentração já que todos os movimentos devem ser realizados de maneira correta para evitar futuras lesões e por último a utilização dos aparelhos específicos que auxiliam na sustentação do corpo e no esforço correto de cada músculo.


Os exercícios são realizados de forma suave, sem repetição de movimentos, com a utilização de aparelhos específicos, promovendo a estruturação da postura e rápidos resultados em relação às dores na coluna, definição do abdômen, melhoria na circulação, no condicionamento físico, correção da postura, equilíbrio dos músculos que envolvem a coluna vertebral entre outros.

Durante a gravidez, a mulher pode realizar os exercícios sem preocupação, desde que a gravidez não seja de risco e que os exercícios não promovam algum tipo de desconforto na barriga. As mulheres que praticam o pilates durante a gravidez devem parar temporariamente sua prática quando sentirem os primeiros desconfortos decorrentes da barriga já que essa região é bastante requisitada.

Publicado por Gabriela Cabral
Sociologia
O que é capacitismo?
Forma de preconceito contra pessoas com deficiência, o capacitismo é um problema social complexo e recorrente. Para saber mais, assista à nossa nova videoaula de Sociologia.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos