Água como solvente
A água é uma substância essencial para a manutenção da vida na Terra, sendo um dos componentes básicos da célula. Essa substância é constituída por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio que se ligam por meio de ligações covalentes ou moleculares. Em equilíbrio, uma molécula de água isolada possui um ângulo de 104,5° entre as ligações O-H.
Graças às suas propriedades estruturais e biológicas, a água apresenta algumas peculiaridades que a tornam extremamente importante para a vida no planeta. Dentre as suas principais propriedades, destaca-se a sua capacidade de dissolver uma grande variedade de substâncias. Por isso, a água é considerada um “solvente universal”.
A água é capaz de dissolver substâncias no estado líquido, sólido e gasoso, sendo essa característica uma consequência de sua polaridade, que permite que suas moléculas hidratem íons e outras moléculas também polares. Dentre as principais substâncias dissolvidas pela água, destacam-se os ácidos e os sólidos iônicos.
Para dissolver uma substância, a água, ou qualquer outro solvente, sofre diferentes interações com o soluto, propiciando o surgimento de novas ligações. Ao encontrar íons formando um composto iônico (sólido), por exemplo, a água aproxima-se do íon pelo polo de sinal contrário ao dele. Assim sendo, há anulação das cargas, o que faz os íons desprenderem-se do sólido. Esses íons então são envoltos por moléculas de água e ficam impedidos de agregar-se novamente ao sólido.
A propriedade de dissolver substâncias faz com que a água exerça um importante papel na regulação do funcionamento do corpo humano. Ela é capaz de dissolver minerais, vitaminas, aminoácidos, entre outras moléculas, deixando-as disponíveis para a célula. Ao dissolver as substâncias, a água também proporciona um meio ideal para que as reações químicas aconteçam. Além disso, produtos que devem ser descartados são dissolvidos em água e eliminados.
Nos vegetais, a capacidade da água de dissolver substâncias também é bastante importante. Os sais minerais absorvidos pela raiz são levados, dissolvidos em água, para toda a planta por meio dos vasos condutores. O açúcar produzido pelo vegetal por intermédio da fotossíntese também se move pelo corpo da planta em virtude dessa mesma capacidade da água de dissolver substâncias.
Curiosidade: Aquelas substâncias que possuem uma boa afinidade química com a água são chamadas de hidrofílicas.