Whatsapp icon Whatsapp

Hipótese de Oparin e Haldane

A hipótese de Oparin e Haldane baseou-se na ideia de que os seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas, que, por sua vez, formaram-se de substâncias inorgânicas presentes na atmosfera.
O planeta como conhecemos hoje é completamente diferente daquele quando as primeiras formas de vida surgiram
O planeta como conhecemos hoje é completamente diferente daquele quando as primeiras formas de vida surgiram

A origem da vida é um tema que ainda intriga muitos pesquisadores. Até o momento não há provas concretas de como a primeira forma de vida surgiu na Terra, entretanto, algumas teorias tentam explicar esse importante acontecimento. Uma das teorias mais aceitas foi proposta por Oparin e Haldane.

Hipótese de Oparin e Haldane

Na década de 1920, Aleksandr Oparin (1894-1980) apresentou sua hipótese, que se baseava na ideia de que modificações lentas e graduais causaram a formação de compostos orgânicos, como proteínas e carboidratos, e, posteriormente, agregados moleculares com certo metabolismo. Um processo semelhante ao proposto por Oparin foi descrito também por John B.S.Haldane (1892-1964).

A hipótese proposta pelos dois pesquisadores, de forma independente, assumiu a ideia de que a vida iniciou-se a partir de uma evolução química, na qual compostos inorgânicos combinaram-se e deram origem a moléculas orgânicas inicialmente simples, mas que, com o tempo, foram combinando-se e originaram moléculas mais complexas. Essa hipótese pode ser dividida em três partes:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Síntese pré-biótica de moléculas orgânicas: nessa primeira etapa, as moléculas orgânicas eram formadas a partir de compostos inorgânicos. A atmosfera primitiva era formada por amônia, metano, hidrogênio e vapor de água. Com a diminuição da temperatura, o vapor de água condensava-se e caía na crosta terrestre, o que deu início ao ciclo das chuvas. Nesse período, as descargas elétricas eram fortes e, com a radiação, agiam sobre as moléculas presentes na atmosfera, formando moléculas orgânicas.

  • Agregação de moléculas: nessa fase, as moléculas formadas começaram a unir-se e originaram compostos cada vez mais complexos e com um metabolismo primitivo. Quando a temperatura do planeta caiu ainda mais e as rochas resfriaram-se, os mares, lagos e oceanos começaram a formar-se, e as sustâncias lá presentes juntaram-se em estruturas maiores, dando origem aos chamados coacervados. Estes tinham a capacidade de absorver substâncias do meio e transformá-las em seu interior. Eles também eram capazes de reproduzir-se.

  • Evolução: os organismos sofreram grandes modificações, e seus aparatos bioquímicos tornaram-se semelhantes aos atuais.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A origem da vida na superfície da Terra ainda é uma incógnita
A origem dos seres vivos
Clique aqui e conheça mais sobre as teorias modernas mais aceitas sobre a origem dos seres vivos na superfície terrestre.
Na Antiguidade, acreditava-se que larvas de moscas eram vermes que nasciam a partir da matéria bruta
Abiogênese x Biogênese
Saiba mais sobre a teoria que acredita que a vida pode surgir da matéria bruta.
Hipótese autotrófica
Você já ouviu falar em hipótese autotrófica? Clique aqui e aprenda sobre essa teoria que tenta explicar como era a nutrição dos primeiros seres vivos.
Hipótese heterotrófica
Aprenda um pouco mais sobre a hipótese heterotrófica. Venha entender o que defende essa hipótese e as críticas existentes contra ela.
Teoria endossimbiótica: a existência das mitocôndrias e dos cloroplastos.
O Surgimento das Células Eucarióticas
O surgimento de células mais complexas e compartimentadas.
A teoria da panspermia indica que a vida na Terra surgiu de outro local no espaço
Panspermia
A teoria que acredita que a vida na Terra surgiu a partir de elementos ou seres de outros planetas.
video icon
História
Guerra dos Sete Anos
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco da história da Guerra dos Sete Anos, conflito travado entre diversas monarquias nacionais europeias em torno do controle de regiões de exploração colonial.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!