Whatsapp icon Whatsapp

Carboidratos

Os carboidratos são substâncias formadas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio.
Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos
Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos

Os carboidratos, conhecidos também como glicídios ou açúcares, são importantes biomoléculas que constituem a base da nutrição dos organismos não fotossintetizantes. Eles podem ser definidos como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou ainda substâncias que liberam esses compostos quando sofrem o processo de hidrólise (quebra de uma molécula por água).

Os carboidratos são as biomoléculas mais predominantes no planeta e exercem as mais variadas funções. Dentre elas, destacam-se seu papel energético, sua atuação na composição dos ácidos nucleicos, das paredes celulares e da carapaça dos insetos e a participação em processos de interação célula-célula.

Os carboidratos são formados principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, apresentando a seguinte fórmula geral: (CH2O)n. Graças a essa fórmula, também são denominados de hidratos de carbono. Vale destacar que alguns carboidratos fogem da fórmula geral e apresentam nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição.

Podemos classificar os carboidratos em três grupos principais:

Monossacarídeos: São os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples. Como exemplo, podemos citar a glicose, frutose e galactose.

Os monossacarídeos podem ser classificados de acordo com o número de carbonos que possuem. De acordo com essa classificação, há trioses, tetroses, pentoses, hexoses, heptoses e assim por diante. Os monossacarídeos mais comuns são as pentoses, como é o caso da ribose e da desoxirribose, e as hexoses, que podem ser representadas pela glicose, frutose e galactose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Oligossacarídeos: são formados pela união de dois a 10 monossacarídeos. Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo. Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).

Polissacarídeos: São formados por 10 ou mais monossacarídeos. Como exemplo, podemos citar o amido, o glicogênio e a celulose, três importantes macromoléculas. O amido é uma importante reserva energética encontrada nos vegetais e nos fungos. A reserva energética encontradas nos animais é o glicogênio, que fica acumulado no fígado e nos músculos. Já a celulose é um importante componente da parede celular, sendo o carboidrato mais abundante na natureza.

Existem ainda os chamados glicoconjugados, que são compostos formados pela ligação de moléculas de carboidratos a lipídios e proteínas. Quando unidos a proteínas, recebem o nome de glicoproteínas; e quando se unem a lipídios, são chamados de glicolipídios. Essas formas são bastante comuns nas membranas das células onde atuam como receptores e sinalizadores. 

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

ATP é uma sigla utilizada para denominar a molécula de adenosina trifosfato
ATP
Compreenda o que é ATP (adenosina trifosfato) e entenda a importância dessa molécula para as células de todos os seres vivos.
O amido é encontrado em alimentos de origem vegetal
Amido
Saiba mais sobre o amido, o polissacarídeo que é a principal reserva energética dos vegetais e nossa principal fonte de carboidratos.
O arroz com feijão é uma comida típica do brasileiro
Arroz e feijão: uma combinação importante para a saúde
Entenda por que o arroz com feijão é uma combinação importante para a saúde e por que devemos manter esses alimentos na nossa dieta.
Azeite de oliva: óleo ou gordura?
Classificação dos lipídios
Como saber se a estrutura orgânica se refere a óleo ou gordura?
Glicose
Aprenda mais sobre a glicose clicando aqui! Neste texto abordaremos as características da glicose e a relação entre os níveis de glicose e a saúde humana.
Mel de abelhas contém frutose e glicose.
Glicídios
Moléculas orgânicas, principais tipos de glicídios, açúcares, samarídeos, carboidratos, hidratos de carbono, sacarose, amido, glicose, frutose, celulose, Oligossacarídeos, polissacarídeos.
Óleos e gorduras são exemplos de lipídios e podem ser diferenciados pela análise do ponto de fusão
Lipídios
Compreenda o que são os lipídios e as principais funções dessas moléculas nos organismos vivos.
A melanina é produzida nos melanócitos e garante proteção contra a ação nociva do sol
Melanina
Saiba mais sobre a melanina, onde ela é produzida e sua importância para o organismo.
Os alimentos acima apresentam grande quantidade de proteínas
Proteínas
Entenda o que são proteínas e conheça um pouco mais a respeito de suas funções no organismo.
O sódio, presente no sal de cozinha, é um importante mineral para o nosso organismo
Sais minerais
Amplie seus conhecimentos a respeito dos sais minerais, substâncias inorgânicas encontradas em seres vivos e na matéria não viva.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas