Whatsapp icon Whatsapp

A Origem das Mitocôndrias

A composição membranosa de uma mitocôndria.
A composição membranosa de uma mitocôndria.

As mitocôndrias são organelas supostamente derivadas de bactérias primitivas, englobadas por células procarióticas mais desenvolvidas, estabelecendo assim uma relação de endosimbiose.

O estabelecimento desse intercâmbio foi favorável aos dois organismos, devido à mútua cooperação de ambos: um ofertando proteção e nutrientes, o outro de forma compensatória, favorecendo maior rendimento e aproveitamento energético através do processo de respiração celular.

Essa hipótese simbiótica fundamenta-se segundo três aspectos: primeiro pela existência de material genético próprio, característico de organismos ancestrais (DNA circular); em segundo pela presença de RNA ribossômico estruturalmente diferenciado (com menor teor protéico / conseqüentemente menor tamanho dos ribossomos) em relação aos da célula hospedeira; e terceiro, devido à existência de duas membranas constituindo as mitocôndrias, sendo a interna do organismo engolfado e a externa do organismo que efetuou a incorporação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Micrografia eletrônica de uma mitocôndria.

Esse último, por micrografia eletrônica (imagem microscópica), revela o aspecto membranar de uma mitocôndria. Externamente formada por uma membrana lisa envolvendo internamente outra membrana pregueada, chamadas de cristas mitocôndrias, que delimita um espaço viscoso (a matriz mitocôndrial) onde ficam imersos os ribossomos e o DNA.

Dessa forma, a mitocôndria, uma organela evolutivamente pertinente, possui particularidades morfofisiológicas primordiais ao metabolismo das células eucariontes animais e vegetais.

Seu importante desempenho bioquímico, no fornecimento de energia advindo do processo de respiração celular, envolve um complexo sistema enzimático que se estende desde a oxidação de ácidos graxos, ciclo de Krebs e a Cadeia respiratória.

Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Célula animal
Amplie seus conhecimentos sobre célula animal por meio deste texto. Conheça suas características e as estruturas que a diferenciam de uma célula vegetal.
A célula eucarionte animal.
Célula eucarionte
Clique aqui e aprenda mais sobre a célula eucarionte. Confira as características dessa célula e entenda o que a diferencia da célula procarionte.
As mitocôndrias estão presentes apenas em células eucariontes
Mitocôndrias
Clique aqui para saber mais sobre as mitocôndrias, organelas da célula eucarionte que realizam a respiração celular.
O modelo do primeiro microscópio
O Primeiro Microscópio
Você sabe em qual século o primeiro microscópio foi construído? Confira aqui!
Algumas etapas da respiração ocorrem nas mitocôndrias
Respiração aeróbica
Entenda as principais etapas da respiração aeróbica e suas diferenças quando comparada à respiração anaeróbica.
Ribossomos
Amplie seus conhecimentos sobre os ribossomos clicando aqui! Neste texto falaremos sobre a estrutura do ribossomo bem como sobre seu papel na síntese de proteínas.
Os cloroplastos surgiram nas células eucariontes por meio de um processo de simbiose
Teoria endossimbiótica
Você sabia que a Teoria Endossimbiótica explica o surgimento de cloroplastos e mitocôndrias em células eucariontes? Saiba mais aqui!
video icon
Português
Júlia Lopes de Almeida
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida de Júlia Lopes de Almeida, uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.