Whatsapp icon Whatsapp

Audição, um dos cinco sentidos

Organização interna da orelha humana
Organização interna da orelha humana

Nos mamíferos, o órgão responsável pela audição é a orelha (ouvido) que é dividida em orelha externa, orelha média e orelha interna.

A orelha externa é formada pela aurícula, responsável pela captação do som, e pelo canal auditivo, que é também chamado de meato acústico externo. A orelha externa é rica em pelos e glândulas produtoras de uma substância muito importante na retenção de partículas de poeira e micro-organismos, o cerúmen, muito conhecido como cera do ouvido. Logo ao final do canal auditivo encontramos uma fina membrana chamada de membrana timpânica ou tímpano, que separa a orelha externa da orelha média.

Na orelha média, o tímpano repassa as vibrações recebidas pelo canal auditivo a três pequenos ossos chamados de martelo, bigorna e estribo. Esses ossículos são articulados entre si, e atuam como amplificadores e transmissores das vibrações à orelha interna. Através de um canal chamado de tuba auditiva, antes chamada de trompa de Eustáquio, a orelha média faz comunicação com nossa garganta. Essa comunicação é importante porque atua no equilíbrio da pressão no interior da orelha de acordo com a pressão do meio externo. Quando viajamos de avião, ou subimos e descemos uma serra, podemos sentir uma pressão em nossas orelhas. Isso ocorre porque há uma diferença entre a pressão dentro do canal auditivo médio e a pressão atmosférica. Se subirmos uma serra, a pressão atmosférica diminui em relação à pressão no interior da orelha, e o tímpano é empurrado para fora. Se descermos a serra, a pressão atmosférica aumenta em relação à pressão no interior da orelha, e o tímpano é empurrado para dentro. À medida que o ar que está dentro da tuba auditiva sai, a pressão se equilibra, voltando ao normal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na orelha interna podemos encontrar os órgãos responsáveis pelo equilíbrio e pela captação de estímulos sonoros, sendo que um desses órgãos é chamado de cóclea. A cóclea é um longo tubo que se assemelha à concha de um caracol, e que se divide em três compartimentos, todos cheios de líquido. Em um dos compartimentos da cóclea encontramos o órgão de Corti, chamado de órgão espiral pela nova nomenclatura, que contém células sensoriais ricas em cílios responsáveis pela captação dos sons. Já em outro compartimento encontramos a janela oval, que se conecta ao osso estribo. Quando o som passa pelo estribo, ele o transmite à janela oval, fazendo-a vibrar e transmitir essa vibração ao líquido coclear. As vibrações desse líquido fazem os cílios das células sensoriais encostarem-se a uma membrana chamada de membrana tectórica ou membrana tectorial, gerando impulsos nervosos que são conduzidos pelo nervo auditivo até o centro de audição no SNC (sistema nervoso central), onde o som é percebido.

Ainda na orelha interna podemos encontrar o sáculo, o utrículo e os canais semicirculares, estruturas responsáveis pelo equilíbrio, e que pode ser visto com mais detalhes no artigo “Equilíbrio”.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O cérebro é uma parte do encéfalo
Cérebro
Saiba mais sobre o cérebro, porção do sistema nervoso central que está relacionada com emoções, raciocínio e memória.
Uma pessoa consegue ler em braille graças aos inúmeros receptores táteis que existem nas pontas dos dedos
O sentido do tato
Clique aqui e conheça quais são os receptores responsáveis pelo tato.
A língua capta sensações relacionadas ao paladar, enviando-as ao cérebro.
Paladar
Clique aqui e conheça como funciona o paladar humano e quais fatores podem influenciá-lo.
Esquema do olho humano
Visão, um dos cinco sentidos
Veja quais estruturas constituem o olho humano, órgão responsável pela visão.
video icon
Enem
Aulão Pré-Enem 2019 - Oficina do Estudante
No dia 26 de outubro, transmitimos, juntamente com o Oficina do Estudante, um aulão pré-Enem! Você, que vai fazer aprova e não nos acompanhou no ao vivo, não perca tempo, assista AGORA!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.