Whatsapp icon Whatsapp

Banana

A banana é uma das frutas mais conhecidas e consumidas em todo o mundo. Contém grandes quantidades de açúcares e é rica em fibras e vitaminas.
Banana
Banana

Entre todas as frutas, a banana é uma das mais conhecidas e consumidas em todo mundo. Ao lado do arroz, trigo e milho, ela é um dos produtos alimentares mais produzidos. Originária do sudeste da Ásia e símbolo dos países tropicais, a banana se adaptou muito bem a vários tipos de solos e climas, passando a ser cultivada em cerca de 130 países.

O que alguns não sabem é que a banana não é um fruto, mas sim, um pseudofruto, onde o tubo floral desenvolve-se em conjunto com o ovário, durante a frutificação; comercialmente é chamada de fruta. As bananas possuem um formato alongado, uma coloração amarela ou vermelha e um sabor doce. Por ser um fruto partenocárpico, a banana não possui sementes, com exceção de uma espécie vendida no mercado indonésio, a Musa balbisiana.

A banana contém grandes quantidades de açúcares: sacarose, frutose e glicose. Além disso, a fruta é rica em fibras, vitaminas A, B1, B2 e C, cálcio, fósforo e ferro. Devido ao fato de ser um concentrado de carboidratos, muitos atletas recorrem à banana após a prática de algum exercício físico, dessa forma, a fruta também é uma ótima fonte de energia muscular. Além de não conter colesterol e possuir propriedades tranqüilizantes, a banana é recomendada nos casos de problemas gástricos e com o fim de promover o bom funcionamento dos rins.

A banana pode ser consumida in natura, além de ser empregada na fabricação de pratos, tortas, doces, sorvetes, etc. A fruta é consumida em larga escala nos Estados Unidos e Europa. A Índia é a maior produtora de bananas do mundo, seguida pelo Brasil, China, Equador, Filipinas, Indonésia, Costa Rica e México.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

As espécies cultivadas de banana normalmente não possuem sementes
A banana tem sementes?
A banana tem sementes? Clique aqui e descubra a resposta para essa pergunta que intriga muita gente!
A acerola é um fruto que se destaca pela grande quantidade de vitamina C
Aceroleira
Saiba mais sobre a aceroleira, uma malpighiácea que produz a acerola, um fruto rico em vitamina C.
Acima, frutos maduros da cagaita; e abaixo, a cagaiteira, árvore utilizada para ornamentação
Cagaita
Clique aqui e conheça a cagaita, uma fruta típica do Cerrado.
O cajuzinho-do-cerrado é uma espécie nativa do cerrado brasileiro e pertence à mesma família do caju comum
Cajuzinho-do-cerrado
Espécie nativa do cerrado brasileiro, o cajuzinho-do-cerrado está na lista de espécies ameaçadas de extinção. Saiba mais sobre a importância dessa espécie!
Cereja
Cereja
Você sabia que a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas? Clique e conheça mais sobre este fruto.
Jenipapo
Jenipapo
O jenipapo é utilizado na medicina caseira como fortificante e estimulante do apetite. Clique aqui e conheça mais sobre esse fruto.
Mamão
Conheça mais sobre o mamão clicando aqui. Veja algumas características do mamoeiro e alguns benefícios do consumo desse fruto.
video icon
Geografia
Oceania
Assista à nossa aula e conheça as características naturais da Oceania, o Novíssimo Mundo. Conheça, também, os aspectos demográficos (populacionais) mais marcantes e os aspectos econômicos da Oceania.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas