Whatsapp icon Whatsapp

Citomegalovírus

O citomegalovírus é um vírus pertencente à mesma família do vírus da herpes.
Os vírus são responsáveis por diversas doenças no homem
Os vírus são responsáveis por diversas doenças no homem

O citomegalovírus (CMV) é um vírus pertencente à família Herpeviridae, o mesmo grupo do vírus da herpes. Possui uma cápsula proteica icosaédrica e seu genoma é constituído por DNA. Uma das suas principais características é a capacidade de latência, podendo ficar por um longo período sem nenhuma manifestação. O vírus pode ficar inativo até que o organismo sofra alguma baixa imunológica e ocorra sua reativação.

A infecção é bastante comum na população mundial e sua transmissão ocorre pelo contato com saliva, urina, sangue, leite materno, além da transmissão via relação sexual e transplantes de órgãos. Na infecção chamada de primária, o indivíduo teve contato pela primeira vez com o CMV; já nas infecções secundárias, o indivíduo pode ter uma reativação da infecção ou então ter uma reinfecção.  Observa-se que a infecção é geralmente assintomática, sendo mais relevante em indivíduos imunodeprimidos e recém-nascidos.

A infecção congênita é aquela em que o vírus é passado de mãe para filho durante a gestação. Essa infecção pode ocorrer em qualquer época da gravidez e é mais severa quando a mãe tem uma infecção primária. Ela pode ocorrer também após o parto, na amamentação ou durante o próprio parto, nesses casos é chamada de infecção natal ou perinatal.

Na infecção congênita, observa-se que normalmente ela acontece de forma assintomática. Quando ocorrem manifestações clínicas, elas geralmente são: icterícia (aspecto amarelado da pele), aumento do fígado e baço, pneumonias, anemias, microcefalia, perda de visão e audição, incapacidade motora, calcificações cerebrais, entre outras. A infecção pode deixar sequela, sendo as mais frequentes a surdez, cegueira, retardo mental e paralisias. Em alguns casos, pode levar a morte do bebê após o nascimento. Nas infecções perinatais, a maioria apresenta-se assintomática, sendo relatados casos de pneumonia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A infecção em crianças e em adultos acontece por meio de contato com as secreções contendo o vírus, dessa forma sua transmissão pode ocorrer através do beijo e relação sexual.

As transfusões de sangue e transplantes também são vias de transmissão. Nesses casos, acredita-se que o vírus latente é transmitido associado aos leucócitos, e após a doação, pode ocorrer a ativação do CMV, principalmente se o receptor estiver imunodeprimido. O ideal é a utilização de doadores soronegativos para evitar esse tipo de infecção, entretanto uma alternativa é o uso de sangue com poucos leucócitos.

Nas pessoas que apresentam infecção adquirida, a infecção pode ser assintomática ou sintomática.  No último caso, os indivíduos apresentam febre prolongada, sudorese, aumento de fígado e baço, além de, em alguns casos, icterícia. Em casos mais graves, podem ocorrer complicações como pneumonia, hepatite e anemia hemolítica.

O CMV é comum em indivíduos imunodeprimidos (portadores de HIV, transplantados e pessoas em tratamento de câncer). Nesses casos, a infecção também pode ser assintomática, mas quando ocorre a manifestação clínica, as mais comuns são mononucleose febril e a pneumonia.

O tratamento é feito através da utilização de antivirais. Para a prevenção, fazem-se necessárias medidas básicas de higiene, como lavar as mãos e usar copos e talheres limpos. O uso de preservativo também é essencial, uma vez que ele pode ser transmitido por via sexual. As grávidas devem fazer os exames para o diagnóstico da doença e seguir as recomendações médicas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Bacteriófago
Clique aqui e conheça o bacteriófago, vírus capaz de infectar bactérias.
Catapora, caxumba, dengue e febre amarela: doenças virais.
Algumas doenças causadas por vírus e suas características.
Resfriado, rubéola, sarampo e varíola: doenças virais.
Conheça como ocorre a transmissão de algumas doenças virais e quais são os tratamentos adequados.
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.