Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Competição

Competição

A competição é uma relação ecológica desarmônica que pode tanto ocorrer entre organismos de espécies diferentes (interespecíficas), proporcionando a concorrência por um ou mais recursos do meio: água, alimento, luminosidade e espaço físico, bem como entre organismos integrantes de uma mesma espécie (intra-específicas), incluindo além dos demais recursos, também a concorrência por parceiros reprodutivos aptos à proliferação de descendentes férteis.

De acordo com o crescimento populacional de um determinado grupo, as exigências relacionadas à sobrevivência dos indivíduos também aumentam, requerendo, por exemplo, quantidade de suprimento suficiente para alimentar toda a população. Um fator que pode limitar o crescimento de uma população é a disponibilidade de recursos em relação à demanda mínima necessária para manutenção do grupo.

Em ambos os casos, seja inter ou intra-específica, esse tipo de relação ecológica ajusta o mecanismo seletivo preservando as formas de vida melhor adaptadas ao meio ambiente, extinguindo os indivíduos com baixo nível adaptativo.

Dessa forma, o processo ecológico de competição entre as espécies, colabora como o fator que regula a densidade populacional, evitando a superpopulação das espécies.
Rinha de galo: uma competição induzida pela ação humana.
Rinha de galo: uma competição induzida pela ação humana.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

A competição é uma relação ecológica que pode ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie e entre indivíduos de espécies diferentes. Ela acontece, normalmente, em momentos em que há escassez de alimento e na época reprodutiva. Baseando-se nas características dessa relação ecológica, essa interação pode ser classificada como:

a) harmônica e interespecífica.

b) harmônica e intraespecífica.

c) desarmônica e interespecífica.

d) desarmônica e intraespecífica.

e) desarmônica e intra ou interespecífica.

Questão 2

Analise as alternativas abaixo e marque a única que indica um recurso que não é motivo de competição interespecífica.

a) Alimento.

b) Luz.

c) Território.

d) Parceira sexual.

e) Água.

Mais Questões
Assuntos relacionados
O ciclo do oxigênio apresenta relação direta com o ciclo do carbono.
Ciclo do Oxigênio
Aprenda um pouco mais a respeito do ciclo do oxigênio. Neste texto, falaremos a respeito das etapas do ciclo do oxigênio, sua relação com o ciclo do carbono e a importância desse ciclo para os seres vivos. Traremos ainda um exercício de vestibular que cobrou esse tema e um pequeno resumo sobre esse ciclo.
Uma pequena partícula atômica e toda a Biodiversidade do planeta.
Níveis de Organização em Biologia
A organização biológica desde o arranjo molecular às interações dos organismos.