Dentes

Os dentes, estruturas rígidas e ricas em cálcio, presas aos maxilares, exercem como função principal a mastigação, mas auxiliam também na fala e proteção da boca.

A primeira dentição, em que os dentes são chamados de “dentes de leite”, corresponde a 20 dentes cujo nascimento cessará até aproximadamente os 2 anos de idade. Na medida em que a criança vai crescendo, suas maxilas também crescem, dando espaço para novas dentições. Aproximadamente aos 6 anos de idade, a criança começa sua dentição permanente, que consiste na substituição de seus dentes de leite por dentes permanentes e surgimento de outros permanentes. Entre os 15 e 25 anos de idade poderão nascer os dentes do ciso, completando 32 dentes: 4 incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares na porção superior dos maxilares e a mesma quantidade na inferior.

Os seres humanos possuem quatro tipos de dentes: incisivos, caninos, pré-molares e molares. Os incisivos se localizam na frente da boca e o formato da coroa destes facilita no cortar do alimento. Os dentes caninos são pontiagudos e permitem com que o alimento seja “rasgado”. Os pré-molares e os molares se localizam no fundo da boca e exercem uma função trituradora de alimentos.

A seguir, um esquema das estruturas de um dente:



O esmalte é a região mais externa e compacta do dente. Sob ele está a dentina e a câmara pulpar. O cemento separa a raiz do ligamento que prende a raiz e liga o dente à mandíbula. O ápice é a região onde se encerra o dente e é onde se inserem os vasos sanguíneos, tecido conjuntivo e nervos.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Uma pessoa adulta geralmente possui 32 dentes
Uma pessoa adulta geralmente possui 32 dentes
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

Na dentição de leite, há quantos dentes?

a) 10.

b) 20.

c) 30.

d) 40.

e) 50.

Questão 2

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta dois tipos de dentes relacionados com a trituração do alimento.

a) Incisivos e caninos.

b) Caninos e pré-molares.

c) Molares e pré-molares.

d) Caninos e molares.

e) Molares e incisivos.

Mais Questões
Assuntos relacionados
O sistema urinário, ou excretor, é responsável pela produção da urina
Sistema excretor
Aprenda um pouco mais sobre os componentes do sistema excretor e compreenda algumas de suas características básicas.
A limpeza dos dentes evita problemas como as cáries
Higiene Bucal
Entenda a importância da higiene bucal e conheça algumas dicas que garantem a saúde dos dentes e da gengiva.
A junção articulada das vértebras.
Funções da coluna vertebral
Sustentação, proteção, mobilidade e agilidade da estrutura corporal.
O mau hálito pode ser desencadeado por uma má higiene bucal
Mau hálito (halitose)
Compreenda o que é o mau hálito, ou halitose, um problema que pode afetar a vida de muitas pessoas. Descubra ainda quais são as causas e as consequências do mau hálito, conheça também as formas de tratamento e saiba diferenciar a halitose fisiológica, patológica e a pseudo-halitose. Quer saber mais? Clique!
A inflamação do apêndice é denominada apendicite
Por que existe o apêndice?
O apêndice humano não possui função alguma. Certo ou errado? Errado! Leia e saiba mais sobre essa pequena região de nosso intestino.
O cirurgião-dentista é o profissional responsável por cuidar da nossa saúde bucal.
3 de outubro – Dia Mundial do Dentista
Você sabia que o Dia Mundial do Dentista é comemorado em 3 de outubro? Clique aqui para saber a origem dessa data comemorativa, a história da Odontologia, quem pode exercer a profissão de dentista, as competências do cirurgião-dentista e a importância de visitarmos regularmente esse profissional.
O quimo e o quilo são formados, respectivamente, no estômago e no intestino
Quimo e quilo
Entenda a diferença entre quimo e quilo e aprenda como e onde esses dois produtos da digestão são formados no sistema digestório.
Em qualquer faixa etária, é importante dar atenção à saúde dos dentes
Cuidados com os dentes
Descubra quais são os principais cuidados que devemos ter com os dentes para garantir um sorriso bonito e uma maior eficiência na mastigação.
A gengivite pode evoluir para problemas mais graves, como a periodontite
Gengivite
Você sabe o que é gengivite e quais suas principais causas? Clique aqui e aprenda o que é e o que desencadeia essa inflamação da gengiva e quais são seus principais sintomas. Descubra também como a gengivite é tratada e quais as principais formas de evitar esse problema que pode evoluir para um periodontite.
Fazer uma limpeza adequada da língua é fundamental para evitar o mau hálito
Saburra lingual
Compreenda o que é a saburra lingual e como a sua formação e permanência podem ser evitadas. Além disso, descubra os componentes da saburra, em quais pessoas ela aparece com mais frequência, os problemas que pode desencadear e a importância de se fazer o uso correto dos raspadores de língua.
O sistema digestório garante que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.