Whatsapp icon Whatsapp

Filo Chordata

O filo dos cordados é bastante diversificado.
O filo dos cordados é bastante diversificado.

As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.

São classificados em três subfilos: urocordados, cefalocordados e vertebrados (ou craniados), sendo os dois primeiros também chamados de protocordados, não possuindo crânio nem vértebras. Vertebrados podem ou não ter vértebras, mas apresentam crânio ósseo ou cartilaginoso, e encéfalo associado a órgãos do sentido especializados. Sua notocorda é substituída pela coluna vertebral no estágio embrionário, sendo os peixes-bruxas a única exceção.

Subfilo Urochordata

Animais marinhos que vivem fixos, solitários ou em colônias. Quando adultos, preservam as fendas branquiais. A ascídia é o representante mais conhecido.

Têm corpo revestido por uma túnica, com dois sifões: um para a entrada de água (inalante) e outro para a saída dela, de excretas e gametas (exalante). A água efetua trocas gasosas, elimina excretas e traz consigo partículas alimentares. A boca fica no fundo do sifão inalante, e conduz o alimento para a faringe, que se direciona ao estômago com o auxílio de cílios presentes nesta, de uma região denominada endóstilo. No intestino, os nutrientes são absorvidos e depois distribuídos pelo corpo via hemolinfa. Substâncias indesejadas são eliminadas pelo ânus.

O sistema circulatório é aberto, com coração que bombeia em direções alternadas, em momentos distintos. Trocas gasosas ocorrem nas bolsas sinusoides. Possuem sistema nervoso ganglionar e receptores táteis na abertura dos sifões.

A maioria é monoica, de fecundação externa. O desenvolvimento é indireto; alguns exemplares podem, ainda, dar origem a outros por brotamento.

Subfilo Cephalochordata

Representado pelos anfioxos: animais marinhos que vivem predominantemente enterrados. Têm corpo semitransparente, achatado e afilado nas extremidades; nadam por ondulação lateral do corpo, com nadadeiras de número ímpar, formadas por dobras da pele; e músculos em forma de “V”, presentes aos pares (miótomos).

São filtradores, boca com cirros bucais. O sistema circulatório é fechado, com seios venosos para bombeamento. Não possuem estômago, mas o intestino secreta enzimas digestórias. Têm também cordão nervoso dorsal, com região fotossensível. São dioicos, de fecundação externa e desenvolvimento indireto.

Subfilo Vertebrata

Podem ou não apresentar mandíbula, sendo classificados de forma artificial em Gnatostomados e Ágnatos, esses são os peixes-bruxas (Classe Myxine) e lampreias (Classe Petromyzontida) e aqueles, os peixes e tetrápodes (anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

Ágnatos têm corpo cilíndrico, alongado, sem escamas ou mandíbulas, com brânquias, nadadeira em número ímpar e boca circular; e esqueleto cartilaginoso.

Os Gnatostomados são adaptados aos mais diferentes ambientes e variáveis em termos de tamanho. Possuem crista neural na fase embrionária, pele formada por derme e epiderme, corpo sustentado por endoesqueleto axial e apendicular e anexos embrionários. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

As aves possuem várias adaptações adquiridas ao longo de sua evolução
Adaptações das aves para o voo
Saiba mais sobre as adaptações adquiridas pelas aves para o voo.
Lampreia: um vertebrado que não possui vértebra
Agnatos
Sobre estes vertebrados que não possuem vértebras (nem mandíbula) e são dotados de endoesqueleto cartilaginoso, que preenche seus corpos cilíndricos. Habitam ambientes aquáticos.
O anfioxo pertence ao grupo dos Cephalochordata
Anfioxo
Conheça um pouco mais sobre o anfioxo, um animal do grupo dos Cephalochordata que se enterra na areia do fundo do mar.
Cnidários
Conheça mais sobre os cnidários clicando aqui. Abordaremos neste texto a estrutura do corpo desses animais, sua fisiologia e também sua reprodução.
Equinodermos
Descubra mais sobre os equinodermos clicando aqui! Neste texto abordaremos as características gerais e a classificação desse grupo de invertebrados.
Urso: falso hibernante.
Hibernação
Saiba porque o urso é considerado um falso hibernante.
A preguiça é um vertebrado do grupo dos mamíferos.
Vertebrados
Você sabe quais são as características de um vertebrado? Clique aqui, descubra a resposta dessa pergunta e conheça os grupos de vertebrados existentes.
video icon
Português
Seminário dos ratos
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre a obra Seminário dos ratos, da escritora Lygia Fagundes Telles. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."