Whatsapp icon Whatsapp

Frutos

Os frutos estão presentes somente nas angiospermas. Eles são desenvolvidos a partir do ovário da flor.
Fruto seco do tipo sâmara, da Tipuana tipu.
Fruto seco do tipo sâmara, da Tipuana tipu.
Frutos são estruturas desenvolvidas a partir do ovário da flor, estão presentes somente nas angiospermas.

Aqueles que se desenvolvem do ovário não fecundado são classificados como partenocárpicos, tendo a banana como um exemplo típico. Estes frutos não formam sementes, já que tais estruturas são o resultado da fecundação do óvulo da flor. Assim, aqueles pontos pretos que encontramos na banana não são sementes, e sim óvulos não fecundados.

Frutos apresentam epicarpo, mesocarpo e endocarpo, formados a partir da epiderme externa, tecido médio e epiderme interna do ovário, respectivamente. Quando há partes comestíveis, as mesmas são constituídas por eles, cujo conjunto é denominado pericarpo.

São classificados em carnosos quando o pericarpo é suculento e geralmente de sabor adocicado. Eles podem ser do tipo baga quando possuem várias sementes, facilmente separáveis do pericarpo; ou drupa, que são aqueles em que há somente um caroço: a união de semente com endocarpo duro. A laranja e o abacate, respectivamente, são exemplos de frutos carnosos.

Quanto aos frutos denominados secos, os mesmos podem ser deiscentes, que se abrem naturalmente quando maduros; ou indeiscentes, quando isto não ocorre. Nesse último caso, temos, inda, os grãos, também chamados de cariopses; aquênios, com a semente presa a um único ponto do fruto; e sâmara, cujas paredes do ovário formam expansões semelhantes a asas. Feijão, arroz, fruto do girassol e tipuana, respectivamente, são exemplos.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assista às nossas videoaulas
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!