Whatsapp icon Whatsapp

Frutos

Os frutos estão presentes somente nas angiospermas. Eles são desenvolvidos a partir do ovário da flor.
Fruto seco do tipo sâmara, da Tipuana tipu.
Fruto seco do tipo sâmara, da Tipuana tipu.
Frutos são estruturas desenvolvidas a partir do ovário da flor, estão presentes somente nas angiospermas.

Aqueles que se desenvolvem do ovário não fecundado são classificados como partenocárpicos, tendo a banana como um exemplo típico. Estes frutos não formam sementes, já que tais estruturas são o resultado da fecundação do óvulo da flor. Assim, aqueles pontos pretos que encontramos na banana não são sementes, e sim óvulos não fecundados.

Frutos apresentam epicarpo, mesocarpo e endocarpo, formados a partir da epiderme externa, tecido médio e epiderme interna do ovário, respectivamente. Quando há partes comestíveis, as mesmas são constituídas por eles, cujo conjunto é denominado pericarpo.

São classificados em carnosos quando o pericarpo é suculento e geralmente de sabor adocicado. Eles podem ser do tipo baga quando possuem várias sementes, facilmente separáveis do pericarpo; ou drupa, que são aqueles em que há somente um caroço: a união de semente com endocarpo duro. A laranja e o abacate, respectivamente, são exemplos de frutos carnosos.

Quanto aos frutos denominados secos, os mesmos podem ser deiscentes, que se abrem naturalmente quando maduros; ou indeiscentes, quando isto não ocorre. Nesse último caso, temos, inda, os grãos, também chamados de cariopses; aquênios, com a semente presa a um único ponto do fruto; e sâmara, cujas paredes do ovário formam expansões semelhantes a asas. Feijão, arroz, fruto do girassol e tipuana, respectivamente, são exemplos.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Araçá
Você já ouviu falar do araçá? Clique aqui e conheça mais sobre esse fruto, como ele é consumido e suas propriedades benéficas à saúde.
Mamão
Conheça mais sobre o mamão clicando aqui. Veja algumas características do mamoeiro e alguns benefícios do consumo desse fruto.
O coqueiro é um exemplo de monocotiledônea.
Monocotiledôneas
Aprenda mais sobre as monocotiledôneas, um grupo importante das angiospermas que inclui como representantes as gramas e orquídeas.
Os frutos podem ser definidos como o ovário maduro
Tipos de frutos
Entenda a classificação dos diferentes tipos de frutos em simples, agregados e múltiplos e conheça alguns dos principais exemplos.
video icon
Filosofia
Dostoiévski | Literatura e Filosofia
Um dos maiores escritores de todos os tempos e uma das maiores mentes pensantes do século XIX, Fiódor Dostoiévski é um grande filósofo e psicólogo, porque, mesmo sem formação nessas áreas, conseguiu tratar de assuntos altamente filosóficos e profundamente psicológicos por meio dos personagens de seus romances dramáticos. Veja o nosso vídeo para conhecer apenas uma pequena dose da filosofia que há por trás da literatura de Dostoiévski!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas