Whatsapp icon Whatsapp

Gêmeos humanos

Na gestação, gêmeos podem, ou não, dividir a mesma placenta.
Na gestação, gêmeos podem, ou não, dividir a mesma placenta.

Nem todos os gêmeos são semelhantes fisicamente! Isso porque, no caso de gêmeos não-idênticos, estes são oriundos de dois ou mais ovócitos, lançados no mesmo ciclo, e fecundados por espermatozoides diferentes. Por este motivo é que podem ser de sexos distintos, e até se apresentarem pouco parecidos, fisicamente. Estes são chamados de gêmeos fraternos, ou dizigóticos, e representam cerca de ¾ das gestações duplas.

Gêmeos verdadeiros, denominados monozigóticos, ou univitelinos, são formados a partir de um único óvulo, este fecundado por um único espermatozóide, dando origem a um zigoto, que se divide em dois ou mais. Gêmeos assim possuem o mesmo sexo e são muito semelhantes fisicamente.

Cada bebê tem cordão umbilical próprio, mas, dependendo do período da formação dos gêmeos, estes podem compartilhar outras estruturas. Cerca de 10% dos univitelinos não dividem a mesma placenta. Outros podem ter em comum, além da placenta, o saco amniótico e cório.

Como nos dois tipos de gravidez de gêmeos pode haver um bebê em cada placenta, este fator não deve ser o único critério utilizado para classificar o tipo de gestação. Assim, durante o ultrassom, bebês localizados em uma única placenta podem ser considerados, automaticamente, univitelinos; e crianças de sexos diferentes, bivitelinas.

Até onde se sabe, não existe tendência hereditária para a ocorrência de gêmeos idênticos. Quanto aos gêmeos fraternos, determinadas mulheres têm tendência a lançar mais de um ovócito no período reprodutivo, estando mais propensas a este tipo de gestação.

Segundo uma pesquisa publicada em 2006, no Journal of Reproductive Medicine, dietas ricas em laticínios, idade acima de 35 anos e descendência africana são fatores que interferem, positivamente, para a ocorrência de gravidez fraterna.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Espermicida
Espermicidas, Método contraceptivo, Gravidez, Espermatozóides, Gametas, Uso tópico, Ato sexual, Dispositivo intra-uterino DIU, Camisinha, Diafragma vaginal, Anticéptico, Doenças sexualmente transmissíveis.
Inseminação artificial
A inseminação é uma técnica de reprodução assistida que consiste na introdução do esperma no útero feminino. Graças à inseminação artificial, muitos casais podem ter filhos.
Método da tabelinha
Você conhece o método da tabelinha? Clique aqui, entenda como funciona esse método contraceptivo e conheça os principais prós e contras de seu uso.
video icon
Química
Dispersões
Dispersão é um sistema formado pela distribuição uniforme de uma ou mais substâncias no formato de partículas no interior de outra substância. A fumaça eliminada pelas fábricas, bastante prejudicial à nossa saúde, é um exemplo de dispersão. As partículas sólidas presentes na fumaça estão dispersas no ar atmosférico.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.