Glicocálice

O glicocálice é uma região rica em carboidratos considerada por muitos autores como uma extensão da membrana plasmática.

Todos os organismos vivos são formados por células, estruturas compostas basicamente por membrana plasmática, citoplasma e material genético. A membrana plasmática regula o que entra e sai de uma célula e é constituída de uma bicamada de fosfolipídios com proteínas nela inseridas.

É possível encontrar, além dos fosfolipídios e das proteínas, carboidratos ligados a essas moléculas formando glicolipídios e glicoproteínas. Além desses carboidratos, glicoproteínas e proteoglicanos secretados pela própria célula compõem essa região denominada glicocálice ou glicocálix, que se caracteriza pela sua grande quantidade de carboidratos.

Muitas pessoas acreditam que o glicocálice é uma região à parte da membrana, porém o mais correto é considerar essa porção como uma extensão dessa importante estrutura. Ele varia muito de célula para célula e forma uma espécie de emaranhado, uma vez que os glicídios que formam as glicoproteínas, glicolipídios e proteoglicanos entrelaçam-se e formam uma espécie de camada protetora.

O glicocálice apresenta diversas funções importantes para a célula, sendo uma delas a proteção contra lesões de natureza química e mecânica. Esses carboidratos também evitam ligações indesejáveis com outras células e ajudam na movimentação graças à sua capacidade de adsorver água.

Outra função extremamente importante do glicocálice é o reconhecimento entre células e a adesão celular, que permite que as células unam-se umas às outras e também a outras moléculas. Dentre as glicoproteínas presentes no glicocálice que ajudam na união das células, destacam-se a fibronectina, vinculina e laminina.

Além das funções citadas, devemos lembrar que o glicocálice das hemácias determina os grupos sanguíneos (A, B, AB ou O), uma vez que esses glicídios funcionam como marcadores de determinados tipos de célula. O reconhecimento do tipo sanguíneo é fundamental para a realização de transfusões e para o tratamento de alguns problemas imunológicos.

Observe a presença do glicocálice na membrana plasmática

O glicocálice pode ser definido como uma camada mal delimitada que apresenta grande quantidade de hidratos de carbono localizada

a) na superfície externa da parede celular.

b) na superfície externa da membrana plasmática.

c) na superfície interna da membrana plasmática.

d) sobre a cápsula.

e) na superfície interna da parede celular.

Sobre o glicocálice, marque a alternativa incorreta.

a) O glicocálice recobre a membrana plasmática.

b) No glicocálice, encontra-se cadeias glicídicas das glicoproteínas e glicolipídios da membrana, e glicoproteínas e proteoglicanos secretados pela célula.

c) O glicocálice é formado, principalmente, por proteínas.

d) Um dos papéis desempenhados pelo glicocálice é o reconhecimento da célula.

e) As células eucariontes possuem glicocálice.

Antes da descoberta dos tipos sanguíneos muitos acidentes fatais ocorreram
Sistema ABO e as possíveis transfusões sanguíneas
Conheça mais sobre o sistema ABO e quais são as possíveis transfusões sanguíneas que podem ser feitas entre os grupos sanguíneos.
Membrana plasmática
Que tal ampliar seus conhecimentos a respeito da membrana plasmática? Clique aqui e conheça as principais características dessa membrana e suas funções!