Whatsapp icon Whatsapp

Sistema ABO e as possíveis transfusões sanguíneas

Antes da descoberta dos tipos sanguíneos muitos acidentes fatais ocorreram
Antes da descoberta dos tipos sanguíneos muitos acidentes fatais ocorreram

Antes da descoberta do sistema ABO muitos acidentes fatais ocorreram devido ao desconhecimento de que o sangue das pessoas não é necessariamente igual. Foi somente no início do século XX que o médico austríaco Karl Landsteiner, juntamente com sua equipe de colaboradores, descobriu a existência de grupos sanguíneos através de pesquisas feitas a partir do sangue de várias pessoas diferentes. Eles observaram que quando o sangue de uma pessoa era misturado ao de outra pessoa, o sangue podia ou não se aglutinar. Dessa forma, eles concluíram que na espécie humana existem quatro tipos sanguíneos, conhecidos como tipo A, B, AB e O.

 

Dando continuidade a suas pesquisas, o médico descobriu que nossas hemácias contêm substâncias chamadas de aglutinogênios, que variam de pessoa para pessoa. Descobriu-se também que no plasma sanguíneo existem anticorpos batizados de aglutininas, elas têm a capacidade de reagirem com os aglutinogênios. Tanto os aglutinogênios quanto as aglutininas são determinadas geneticamente.

Pessoas que possuem o sangue do tipo A apresentam aglutinogênio A e aglutinina anti-B. Já as pessoas que possuem o sangue do tipo B apresentam aglutinogênio B e aglutinina anti-A. As pessoas com sangue do tipo AB apresentam aglutinogênio AB, mas não apresentam nenhum tipo de aglutinina, enquanto as pessoas com sangue tipo O não apresentam nenhum tipo de aglutinogênio, mas possuem aglutinina anti-A e anti B.

Tipo sanguíneo

 

Aglutinogênios encontrados nas hemácias

 

Aglutininas encontradas no plasma sanguíneo

A

 

A

 

Anti-B

B

 

B

 

anti-A

AB

 

AB

 

O

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

anti-A e anti-B

Por exemplo, uma pessoa com sangue do tipo A (que apresenta aglutinina anti-B) poderá receber sangue do tipo A e do tipo O. Nesse caso, essa pessoa não poderá receber nunca o sangue de pessoas do tipo B e AB, pois esses tipos sanguíneos apresentam aglutinogênio B nas hemácias, o que poderia causar um grave acidente.

 

Pessoas com sangue do tipo B (que apresentam aglutinina anti-A no plasma sanguíneo) podem receber sangue do tipo B e do tipo O, mas não podem nunca receber sangue do tipo A e AB. Isso ocorre porque nos tipos sanguíneos A e AB encontramos o aglutinogênio A.

Pessoas que apresentam sangue do tipo AB são consideradas receptoras universais, pois podem receber sangue de qualquer tipo. Isso se deve ao fato de que esse tipo sanguíneo não apresenta aglutinina de nenhum tipo. É importante lembrar que esse tipo sanguíneo pode receber sangue de todos os outros tipos sanguíneos, mas pode doar somente para ele mesmo.

Já o tipo sanguíneo O é considerado doador universal, pois por não apresentar nenhum tipo de aglutinogênio, ele pode doar para qualquer grupo sanguíneo, lembrando que esse tipo sanguíneo só pode receber sangue do tipo O.

Tipo sanguíneo

Pode receber de

Pode doar para

         A

        A e O

        A e AB

         B

        B e O

        B e AB

        AB

     A, B, AB e O

           AB

         O

           O

     A, B, AB e O

 

Publicado por Paula Louredo Moraes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Cordão umbilical
Saiba mais sobre o cordão umbilical, uma estrutura importante que garante nutrição e a chegada de oxigênio para o feto em desenvolvimento.
Código genético
As variadas combinações entre as bases nitrogenadas e a formação dos genes.
Gametogênese
Amplie seus conhecimentos a respeito da gametogênese, processo que leva à formação dos gametas masculinos e femininos. Neste texto, abordaremos os principais pontos da ovogênese e da espermatogênese e a diferença entre esses dois processos. Além disso, resolveremos um exercício a respeito desse importante tema.
Permutação
Troca de segmentos correspondentes entre cromossomos homólogos.
Sistema MN
Clique aqui e conheça as principais características do sistema MN.
video icon
Escrito"Pólis" sobre imagem de Partenon, uma das principais construções da Grécia Antiga.
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.