Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Habitat e nicho ecológico

Habitat e nicho ecológico

O habitat é o local onde uma espécie vive, e o nicho ecológico são suas interações.

Sabemos que cada ser vivo está bem adaptado ao local em que vive. Vamos pensar em uma hiena. Ela vive na savana africana e lá se alimenta de gazelas e gnus, mas também se alimenta de carniça. São animais extremamente violentos e perigosos em bandos e são as grandes rivais dos leões na savana, sofrendo inclusive ataques desses animais.

A breve descrição acima fala sobre o habitat e o nicho ecológico da hiena. Mas, afinal, o que é habitat e o que é nicho ecológico?

Chamamos de habitat o local em que um organismo vive, o ambiente onde ele se encontra. No caso da hiena, seu habitat é a savana africana, um local que possui uma estação seca bem definida.

Quando falamos em nicho ecológico, estamos descrevendo o modo de vida de um ser vivo, suas relações com o ambiente, sua alimentação, seu tipo de reprodução, seus hábitos, seus predadores naturais, suas estratégias para sobrevivência, sua forma de predar etc. Resumindo, o nicho pode ser definido como o papel ecológico de uma espécie em determinada comunidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao falarmos da hiena, sobre sua alimentação e sua rivalidade com leões, estamos falando do seu nicho.

Vamos pensar em outro exemplo: a tartaruga-verde. Esse animal vive normalmente em águas costeiras e com grande quantidade de vegetação. Ela apresenta uma característica peculiar quando o assunto é alimentação. A tartaruga-verde é onívora quando filhote, entretanto, quando atinge mais de 25 cm de casco, ela torna-se basicamente herbívora. Elas procuram botar seus ovos principalmente em ilhas oceânicas.

A partir da descrição acima é possível perceber que o habitat da tartaruga-verde é as águas costeiras com vegetação. Já o nicho ecológico é o seu modo de vida, que inclui sua alimentação peculiar e sua desova, por exemplo.

Muitos autores gostam de resumir esses conceitos da seguinte forma: o habitat é o endereço de um ser vivo, enquanto o nicho é a sua profissão.

A hiena é um animal predador e carniceiro
A hiena é um animal predador e carniceiro
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

Os impalas são antílopes que apresentam grandes chifres em espiral. No macho, esse chifre pode atingir até 92 centímetros de comprimento. Quando se sentem ameaçados, eles fogem dando saltos que podem atingir até 10 metros de distância. A altura dos saltos também é impressionante, podendo alcançar até 3 metros. Esses animais conseguem alertar os outros do rebanho que existe perigo por perto através da emissão de sons. Ao ouvir o alerta, todo o grupo sai em fuga.

Ao descrever essas características do impala, estamos falando sobre:

a) a cadeia alimentar do animal.

b) o habitat do animal.

c) o nicho ecológico do animal.

d) a teia alimentar do animal.

e) a biomassa do animal.

Questão 2

Segundo o projeto TAMAR, as tartarugas cabeçudas vivem em alto-mar quando filhotes e juvenis, já os adultos vivem em áreas de alimentação situadas em profundidades entre 25 e 50 m.

Marque a alternativa que indica corretamente o nome do conceito ecológico tratado na afirmação acima.

a) a cadeia alimentar.

b) o habitat.

c) o nicho ecológico.

d) a teia alimentar.

e) a biomassa.

Mais Questões
Assuntos relacionados
O panda é um exemplo de espécie especialista
Animais especialistas e generalistas
Entenda a diferença entre os animais especialistas e os generalistas, bem como o seu comportamento diante dos impactos ambientais.
O conceito de nicho ecológico mais utilizado é o de nicho funcional, que indica o papel de uma espécie em um ecossistema
Nicho fundamental e nicho efetivo
Compreenda a diferença entre nicho fundamental e nicho efetivo e como esse último pode sofrer alterações constantes.