Whatsapp icon Whatsapp

Laringe

A laringe está localizada na região do pescoço, entre a quarta e a sexta vértebra cervical. Exerce função respiratória e fonatória, além de impedir a entrada de partículas estranhas.
Laringe: um importante órgão respiratório e fonador.
Laringe: um importante órgão respiratório e fonador.

A laringe é um órgão curto, de forma cônica, constituído de cartilagens, músculos e ligamentos. Está localizada na região do pescoço, entre a quarta e sexta vértebra cervical, conectando a faringe à traqueia. Seu tamanho é variável, sendo maior em homens, em face da influência de hormônios.

Exerce função respiratória e fonatória, e também impede a entrada de partículas estranhas nas estruturas respiratórias.

Possui nove peças cartilaginosas: cartilagem tireoidea, epiglote e cartilagem cricoide; e as cartilagens cuneiforme, corniculada e aritenoide, que se apresentam em pares.

A cartilagem tireoidea, conhecida vulgarmente como “pomo de Adão”, é formada de cartilagem hialina, e tem forma semelhante à de um livro aberto para trás. Fixada a ela, e também ao osso hioide, está a epiglote. Esta funciona como uma espécie de “tampa”, evitando que substâncias líquidas e sólidas sejam encaminhadas para os pulmões. Abaixo da tireoide, e antes da traqueia, está a cartilagem elástica cricoide, ligada a esta primeira por uma membrana. As cartilagens aritenoides são móveis, possuem formato piramidal e estão articuladas à cricoide. Nestas se localizam as inserções das cordas vocais, influenciando a tensão destas, e de alguns músculos da glote. Já as cartilagens corniculada e cuneiforme estão unidas entre si, deslizando-se de acordo com as movimentações dos músculos da laringe. Essa última cartilagem, ainda, liga as aritenoides à epiglote.


1: corno superior da cartilagem tireoidea. 2: osso hioide. 3: epiglote.
4: lâmina da cartilagem tireoidea. 5: ligamento vocal. 6: cartilagem cricoide.
7: traqueia. 8: corno inferior da cartilagem tireoidea. 9: cartilagem aritenoide.
10: cartilagem corniculada. 11: membrana tíreo-hióidea.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 


1: cartilagem corniculada. 2: processo vocal da cartilagem aritenoide.
3: cartilagem cricoide. 4: cartilagme corniculada.

Associados a estas estruturas cartilaginosas estão os músculos, exercendo a importante função de estreitar ou dilatar os canais responsáveis pela passagem do ar; e de distender e relaxar as cordas vocais.

As cordas vocais se encontram no interior da laringe, em dois pares. A dupla localizada na região superior é chamada de banda ventricular, ou cordas vocais falsas, sendo constituída de lâminas fibrosas. As inferiores, formadas por tecido fibroso, elástico e muscular, são as cordas vocais verdadeiras. Estas partem da tireoide, cada uma se ligando à aritenoide correspondente; formando um “v”, quando estão relaxadas como, por exemplo, quando respiramos.

Ao falarmos, as cartilagens aritenoides se movem, permitindo que as cordas vocais se estendam, permanecendo bem próximas. Assim, quando o ar é expirado, estas vibram, permitindo a formação de sons. A movimentação dos músculos da laringe, juntamente com a articulação das estruturas bucais, como lábios, língua, bochechas; permitem a modulação da voz e a linguagem falada.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Brônquios
Amplie seus conhecimentos sobre os brônquios clicando aqui. Veja aqui a função dessas estruturas, suas características e o que é a bronquite.
O principal hormônio do sistema genital masculino é a testosterona
Hormônios e o sistema genital masculino
Saiba quais são os hormônios produzidos pelo sistema genital masculino.
As pregas vocais estão localizadas na laringe
Pregas vocais
Conheça mais a respeito da anatomia das pregas vocais e como elas atuam no processo de fonação.
Rins
Conheça mais sobre os rins! Neste texto falaremos a respeito da estrutura desses órgãos, como manter a saúde renal, e conheceremos alguns problemas renais.
Sistema cardiovascular
Aprenda mais sobre o sistema cardiovascular, aqui! Neste texto, abordaremos os órgãos que fazem parte desse sistema e como ocorre a circulação do sangue.
Sistema reprodutor feminino
Aprenda mais a respeito do sistema reprodutor feminino aqui! Neste texto falaremos a respeito dos principais órgãos desse sistema e suas funções.
video icon
Português
Clara dos Anjos | Análise Literária
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Clara dos Anjos”, um dos romances mais importantes do escritor Lima Barreto. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!