Microscópio de luz e Eletrônico

Para a realização de estudos e análise de estruturas de pequeno tamanho é necessário a utilização do microscópio de luz, pois com esse instrumento é possível aumentar a visualização em até 1500 vezes, embora o aumento seja significativo não se pode alcançar grandes detalhes da estrutura celular.

O estereoscópio é popularmente chamado de lupa. Comumente é indicado para a realização de observação e análise de estruturas e organismos de tamanho mais elevado.

O microscópio biológico binocular realiza uma melhor visualização de uma estrutura, no entanto, os elementos possivelmente estudados devem ser indiferentes a passagem de luz.

O crescimento da imagem do objeto que visualizamos é proveniente do microscópio formado pela multiplicação do aumento ocular por meio do crescimento da objetiva.

Com o invento do microscópio eletrônico tornou possível a realização de análises e estudos com maior riqueza de detalhes das estruturas celulares, fazendo elevados aumentos dos objetos a serem estudados, o funcionamento do microscópio é diferente dos de luz, pois utiliza feixes de elétrons.

O microscópio eletrônico possui dois tipos de transmissão e de varredura, a diferença entre os dois é que o de transmissão serve para estudar as estruturas cortadas em fatias muito finas, em contrapartida, os microscópios de varredura são utilizados para analisar a superfície do corpo de seres vivos, de células e de moléculas.

Para a realização do trabalho utilizando o microscópio eletrônico é preciso que o material esteja fixo e corado com sais de metais pesados para favorecer os contrastes em todas as estruturas das células, os corantes fazem com que as estruturas fiquem menos permeáveis aos feixes de elétrons, no qual as estruturas mais coradas são visualizadas em preto e branco ou ainda cinza-escuro e as que são menos coradas em cinza-claro.

A imagem é visualizada em uma tela e também há possibilidade de ser expressa em forma de fotografia, essas por serem preto e branco podem ser coloridas através de equipamentos especiais, as fotos são denominadas de micrografias.

Publicado por Eduardo de Freitas