2. Biologia
  3. Biologia celular
  4. Microscópio de luz e Eletrônico

Microscópio de luz e Eletrônico

Para a realização de estudos e análise de estruturas de pequeno tamanho é necessário a utilização do microscópio de luz, pois com esse instrumento é possível aumentar a visualização em até 1500 vezes, embora o aumento seja significativo não se pode alcançar grandes detalhes da estrutura celular.

O estereoscópio é popularmente chamado de lupa. Comumente é indicado para a realização de observação e análise de estruturas e organismos de tamanho mais elevado.

O microscópio biológico binocular realiza uma melhor visualização de uma estrutura, no entanto, os elementos possivelmente estudados devem ser indiferentes a passagem de luz.

O crescimento da imagem do objeto que visualizamos é proveniente do microscópio formado pela multiplicação do aumento ocular por meio do crescimento da objetiva.

Com o invento do microscópio eletrônico tornou possível a realização de análises e estudos com maior riqueza de detalhes das estruturas celulares, fazendo elevados aumentos dos objetos a serem estudados, o funcionamento do microscópio é diferente dos de luz, pois utiliza feixes de elétrons.

O microscópio eletrônico possui dois tipos de transmissão e de varredura, a diferença entre os dois é que o de transmissão serve para estudar as estruturas cortadas em fatias muito finas, em contrapartida, os microscópios de varredura são utilizados para analisar a superfície do corpo de seres vivos, de células e de moléculas.

Para a realização do trabalho utilizando o microscópio eletrônico é preciso que o material esteja fixo e corado com sais de metais pesados para favorecer os contrastes em todas as estruturas das células, os corantes fazem com que as estruturas fiquem menos permeáveis aos feixes de elétrons, no qual as estruturas mais coradas são visualizadas em preto e branco ou ainda cinza-escuro e as que são menos coradas em cinza-claro.

A imagem é visualizada em uma tela e também há possibilidade de ser expressa em forma de fotografia, essas por serem preto e branco podem ser coloridas através de equipamentos especiais, as fotos são denominadas de micrografias.

Publicado por: Eduardo de Freitas
A descoberta da célula foi fundamental para o rumo dos estudos em Biologia
Descoberta da célula
Conheça como ocorreu a descoberta da célula e entenda o porquê desse termo.
Algumas etapas da respiração ocorrem nas mitocôndrias
Respiração aeróbica
Entenda as principais etapas da respiração aeróbica e suas diferenças quando comparada à respiração anaeróbica.
O transporte ativo de substâncias
Transporte Ativo
Transporte de substâncias iônicas e moleculares com gasto energético.
Vesículas citoplasmáticas esféricas.
Peroxissomos
Vesículas que realizam a degradação do peróxido de hidrogênio.
O Ciclo de krebs e a produção de energia para o trabalho celular.
Ciclo de Krebs
A produção de ATP, molécula que fornece energia para a célula.
Ribossomos
Amplie seus conhecimentos sobre os ribossomos clicando aqui! Neste texto falaremos sobre a estrutura do ribossomo bem como sobre seu papel na síntese de proteínas.
Mecanismo de difusão facilitada.
Difusão Facilitada
O transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, regulado por enzimas carreadoras.