2. Biologia
  3. Bioquímica
  4. Molécula de RNA

Molécula de RNA

A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).

Portanto, na composição dessa molécula, com diferença a de DNA que possui fita dupla, substituindo a base pirimidina timina, encontra-se presente a uracila.

Dessa forma, durante a síntese do filamento de RNA, no instante em que o DNA se despolimeriza e a dupla fita se abre, o nucleotídeo complementar à adenina ao invés de sua conjugação com a timina (por meio de pontes de hidrogênio), combina-se com a uracila.

OS TIPOS DE RNAs

Existem três tipos básicos de molécula de RNA, cada um com função específica durante o processo de tradução (produção de proteínas), sendo:

RNA mensageiro (RNA-m) → este filamento carrega consigo uma seqüência de bases nitrogenadas (código), que será determinante durante a sua tradução e a exatidão da ordem de aminoácidos de uma proteína;

RNA transportador (RNA-t) → é o filamento que possui seqüência específica de bases nitrogenadas (anticódon / trinca de bases), responsável por transportar o aminoácido ao correspondente códon no RNA-m.

RNA ribossômico (RNA-r) → é o filamento que, associado a um complexo de proteínas, realiza a leitura do RNA-m, permitindo a reciprocidade entre o códon e o seu respectivo anticódon, proporcionando a síntese das proteínas.

Uma unidade traducional, formando o conjunto: uma molécula de RNA-m, distintos RNA-t e vários RNA-r aderidos a este mensageiro, podem iniciar sequencialmente a tradução de uma mesma proteína, recebendo a denominação de polissomo.

Assim, é possível compreender que através da mediação dos diferentes tipos de RNAs, formados a partir de uma informação genética, uma célula determina e coordena todo o funcionamento por meio da ação protéica.

O filamento simples da molécula de RNA.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

Denominamos de transcrição o processo pelo qual uma molécula de RNA é produzida. Sabemos que para que esse processo aconteça é necessário um “molde”. Sobre a transcrição, marque a alternativa correta.

a) Uma molécula de RNA é utilizada como molde para a síntese de outra molécula.

b) As duas fitas do DNA serão utilizadas no processo de síntese de RNA.

c) O DNA funciona como um molde para a transcrição do RNA.

d) Durante a transcrição, as fitas de DNA permanecem completamente unidas.

e) Duas fitas de RNA são produzidas no final de cada transcrição.

Podemos classificar o RNA em três tipos principais. Marque a alternativa que indica corretamente o nome desses RNAs.

a) RNA ribossômico, RNA carreador e RNA portador.

b) RNA transportador, RNA ribossômico e RNA portador.

c) RNA mensageiro, RNA portador e RNA ribossômico.

d) RNA ribossômico, RNA carreador e RNA transportador.

e) RNA ribossômico, RNA mensageiro e RNA transportador.

O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é um tipo de ácido nucleico
Constituição dos ácidos nucleicos
Você já se perguntou qual é a constituição dos ácidos nucleicos? Clique aqui e descubra a resposta para essa pergunta.
O DNA é o ácido nucleico que contém as informações de cada indivíduo
Dogma Central da Biologia Molecular
Entenda o que é o Dogma Central da Biologia Molecular e suas características.
Todos os tipos de RNA são formados a partir de uma molécula de DNA
Síntese proteica
Entenda o processo de síntese proteica, os tipos de RNA necessários para que ela ocorra e conheça as fases de iniciação, alongamento e finalização.
Transcrição (Transcription) é o processo em que uma molécula de RNA é formada a partir de uma molécula de DNA
Transcrição
Amplie seus conhecimentos sobre a transcrição, um processo em que uma molécula de DNA serve como molde para a criação de uma molécula de RNA.
Sequência de aminoácidos individuais que formam uma proteína
A química das proteínas
Aprenda quais são os elementos químicos, as formas estruturais e as principais características que envolvem a química das proteínas.