Bioquímica

Proteína
Os seres vivos são constituídos de substâncias orgânicas e inorgânicas. Essas são a água e os minerais; e aquelas, os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos. A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo dessas substâncias e também das transformações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos, graças à sua presença.

A água é a substância mais abundante e está intimamente relacionada ao surgimento e manutenção da vida, tanto dentro quanto fora do organismo de qualquer ser vivo. Dentre as suas diversas funções, é bastante eficaz como solvente e também como moderadora de temperatura.

Os sais minerais são encontrados dissolvidos na água, em forma de íons, na forma de cristais ou ligados a moléculas orgânicas. Dessa forma, é perceptível que executam funções diversas, como a formação de estruturas, regulação de reações químicas, dentre outras.
Os carboidratos cumprem função energética e participam da formação de estruturas. Os lipídios são responsáveis pelo armazenamento de energia e são componentes celulares. Já as proteínas são responsáveis por grande parte do metabolismo celular e pelas defesas do organismo.

Quanto às vitaminas, essa expressão se refere a substâncias orgânicas que o corpo precisa, em pequenas concentrações, para o seu bom funcionamento, mas não é capaz de produzir. Algumas delas são a vitamina D, que atua no metabolismo do cálcio e fósforo, e a vitamina K, que previne hemorragias, uma vez que atua na coagulação do sangue.

Finalmente, os ácidos nucleicos são substâncias que constituem os genes e possuem dois tipos: o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico).

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Seções de Bioquímica

Vitaminas
Entenda o que são vitaminas e a importância dessas substâncias para o organismo.

Artigos de Bioquímica

Acetilcolina
Acesse o texto para saber o que é acetilcolina e como esse neurotransmissor atua em nosso corpo. Veja alguns problemas relacionados com a sua disfunção.
Ácido fólico
Vitamina do complexo B, que previne malformações do tubo neural do feto, além de doenças cardiovasculares.
Ácidos Nucleicos
Saiba mais sobre o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA).
Adrenalina
Clique aqui para conhecer mais sobre a adrenalina. Confira suas principais ações no organismo e seu uso na medicina.
Água
Conheça as principais características da água, uma substância extremamente importante para a vida na Terra.
Amido
Saiba mais sobre o amido, o polissacarídeo que é a principal reserva energética dos vegetais e nossa principal fonte de carboidratos.
Aminoácidos
Descubra o que são aminoácidos, suas estruturas e os 20 aminoácidos-padrão. Entenda também a diferença entre aminoácido essencial e não essencial.
ATP
Compreenda o que é ATP (adenosina trifosfato) e entenda a importância dessa molécula para as células de todos os seres vivos.
Carboidratos
Saiba mais sobre as características gerais dos carboidratos e conheça sua classificação.
Colágeno
Saiba mais sobre o colágeno, uma importante proteína estrutural presente em animais.
Dopamina
Saiba mais sobre a dopamina, um importante neurotransmissor produzido em nosso corpo que tem papel no desenvolvimento da doença de Parkinson e da esquizofrenia.
Enzimas
Caracterização enzimática e os tipos catalíticos.
Esteróides anabolizantes
Uma substância sintética utilizada em terapia hormonal, contudo também usada indiscriminadamente por muitos fisiculturistas.
Glicogênio
Nosso organismo armazena glicose na forma de glicogênio para suprir sua falta nos momentos em que a quantidade de glicose no sangue é reduzida.
Glicose
Aprenda mais sobre a glicose clicando aqui! Neste texto abordaremos as características da glicose e a relação entre os níveis de glicose e a saúde humana.
HDL e LDL
Entenda a diferença entre HDL e LDL e compreenda por que o HDL é conhecido como colesterol bom e o LDL é conhecido como colesterol mau.
Hemoglobina
Entenda o que é a hemoglobina e conheça as suas principais funções no organismo.
Importância do cálcio
Entenda a importância do cálcio para o organismo humano! Acesse!
Lipídios
Compreenda o que são os lipídios e as principais funções dessas moléculas nos organismos vivos.
Melanina
Saiba mais sobre a melanina, onde ela é produzida e sua importância para o organismo.
Metabolismo
Entenda o que é metabolismo e compreenda a diferença entre anabolismo e catabolismo.
Metabolismo Energético
Clique aqui e conheça o metabolismo energético, processo essencial para o funcionamento do nosso organismo.
Molécula de RNA
A molécula que media o controle gênico, proporcionando a síntese das proteínas.
O processo fotossintético
Mecanismo autotrófico de obtenção de energia, convertendo a matéria inorgânica em orgânica.
Os tipos de excretas
Os resíduos nitrogenados eliminados pelos animais.
Peptídeos
Entenda o que são peptídeos, como são formados e compreenda a sua classificação.
Proteínas
Clique aqui e saiba o que são proteínas. Conheça sua composição, sua estrutura, suas funções, seus tipos e sua importância.
Respiração celular
Aprenda mais sobre a respiração celular, clicando aqui. Neste texto, abordaremos detalhadamente cada uma das etapas do processo.
Sais minerais
Amplie seus conhecimentos a respeito dos sais minerais, substâncias inorgânicas encontradas em seres vivos e na matéria não viva.
Síntese proteica
Entenda o processo de síntese proteica, os tipos de RNA necessários para que ela ocorra e conheça as fases de iniciação, alongamento e finalização.
Teoria do encaixe induzido
Já ouviu falar sobre a teoria do encaixe induzido? Clique aqui para saber mais sobre essa teoria proposta por Koshland e colaboradores. Além disso, entenda por que o modelo “chave-fechadura” não é mais tão aceito para explicar como enzima e substrato interagem.
Transcrição
Amplie seus conhecimentos sobre a transcrição, um processo em que uma molécula de DNA serve como molde para a criação de uma molécula de RNA.