Whatsapp icon Whatsapp

Neurotransmissor

Um neurotransmissor pode ser definido como um mensageiro químico que é liberado pelos neurônios. Essa molécula garante que a informação seja levada a uma célula receptora.
Os neurotransmissores são importantes para a propagação do impulso nervoso
Os neurotransmissores são importantes para a propagação do impulso nervoso

Os neurotransmissores são importantes moléculas produzidas e liberadas por neurônios, encontradas geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais. Essas substâncias químicas apresentam papel fundamental no funcionamento do sistema nervoso.

→ Mecanismo de ação dos neurotransmissores

Os neurotransmissores são sintetizados nos neurônios e armazenados em vesículas neuronais. Quando o impulso nervoso chega até os locais onde estão os neurotransmissores, essas moléculas são liberadas por exocitose e caem na fenda sináptica. Essa fenda é um espaço situado entre a membrana pré-sináptica (membrana que libera os neurotransmissores) e a membrana pós-sináptica (membrana da célula vizinha).

Os neurotransmissores interagem, então, com as membranas pós-sinápticas e são reconhecidos por receptores altamente específicos. Uma porção dos neurotransmissores pode ser reaproveitada pelo neurônio responsável pela sua síntese ou ser rearmazenada nesse mesmo neurônio. A liberação dos neurotransmissores, bem como sua captura por outras células, garante a transmissão do impulso nervoso.

Podemos classificar os neurotransmissores em dois tipos: aqueles que promovem respostas excitatórias e aqueles que produzem respostas inibitórias.

  • Excitatórios: esses neurônios provocam a despolarização da membrana pós-sinápticas.

  • Inibitórios: esses neurônios promovem a hiperpolarização da membrana pós-sinápticas.

→ Alguns exemplos de neurotransmissores

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem alguns importantes exemplos de neurotransmissores. A seguir, listamos alguns deles:

  • Acetilcolina: A função desse neurotransmissor é estimular a propagação dos impulsos nervosos das células nervosas para células motoras e músculos esqueléticos. Essa molécula está relacionada com o controle do tônus muscular, aprendizado e performance sexual. Esse neurotransmissor destaca-se ainda por ser encontrado em grande quantidade no organismo e ter sido o primeiro a ser descoberto.

  • Endorfina: Esse neurotransmissor relaciona-se com sentimentos como euforia e êxtase. Esse neurotransmissor atua também aliviando a sensação de dor e reduzindo o estresse.

  • Dopamina: A função da dopamina está relacionada com o local onde ela atua. Assim como a endorfina, essa molécula também está relacionada com a euforia e, além disso, apresenta relação com a execução de movimentos suaves e regulação das informações advindas das diferentes partes do cérebro.

  • Serotonina: Esse neurotransmissor relaciona-se, por exemplo, com estímulos dos batimentos cardíacos, regulação dos níveis de humor e início do sono. Os medicamentos que tratam depressão buscam aumentar os níveis de serotonina, portanto, podemos dizer que esse neurotransmissor é importante na luta contra esse distúrbio mental.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Doença de Parkinson
Aprenda mais sobre a doença de Parkinson clicando aqui. Entenda o que é essa doença, suas manifestações clínicas e o tratamento disponível.
A dopamina é um importante neurotransmissor.
Dopamina
Saiba mais sobre a dopamina, um importante neurotransmissor produzido em nosso corpo que tem papel no desenvolvimento da doença de Parkinson e da esquizofrenia.
A condução dos estímulos nervosos por células especializadas do sistema nervoso
Fisiologia do Sistema Nervoso
A recepção e emissão de impulsos elétricos e o funcionamento do sistema nervoso.
O impulso nervoso passa pelas membranas dos neurônios e propaga-se ao longo dessas células
Impulso nervoso
Entenda o que é um impulso nervoso e conheça todo o processo que leva à propagação desse impulso pelo neurônio.
Os neurônios
Neurônio
Amplie seus conhecimentos a respeito dos neurônios, as unidades básicas do sistema nervoso. Confira as principais partes dessa célula, sua função e seus tipos.
A noradrenalina é um composto da família das catecolaminas, assim como a dopamina e a adrenalina.
Noradrenalina
Aprenda mais sobre a noradrenalina, o que ela é, onde ela é produzida, suas funções no organismo, seu uso na UTI e sua relação com o transtorno bipolar e depressão.
video icon
Química
Ligações Químicas no Enem
As ligações químicas podem ocorrer de duas formas: entre átomos/íons ou moléculas. Elas resultam em características e propriedades que são bastante exploradas nas provas do Enem. Se liga na aula de hoje, que consiste em uma breve revisão sobre as ligações químicas, além de mostrar como elas já foram cobradas nas edições anteriores do Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.