Whatsapp icon Whatsapp

O grão de pólen

As variadas ornamentações da parede celulósica de um grão de pólen.
As variadas ornamentações da parede celulósica de um grão de pólen.
O grão de pólen ou também denominado de micrósporo, representa a estrutura reprodutiva masculina das plantas fanerógamas, e são produzidos por meiose no microsporângio. Normalmente são revestidos por paredes de celulose ornamentadas, característica de cada família ou mesmo auxiliando na identificação das espécies de plantas.

De forma geral, são pequenos, arredondados, alguns alados, contendo projeções que proporcionam o processo de polinização anemofílica (realizada pelo vento), ou demais estruturas adaptadas ao ambiente, especializadas conforme a dispersão na água (polinização hidrófila) ou através de atrativos a insetos (polinização entomófila).

No interior de um grão de pólen localiza-se um gametófito masculino (microprótalo) imaturo. Quando esse atinge a flor, portadora de estrutura reprodutiva feminina (estilete, estigma e ovário), o microprótalo nele contido se desenvolve e forma o tubo polínico por onde descem dois núcleos espermáticos. Um desses núcleos fecunda a oosfera (formando o embrião) e o outro se funde aos núcleos polares no interior do óvulo, formando o albúmen (tecido nutritivo triplóide).
Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O milho é um exemplo de planta polinizada pelo vento
Agentes polinizadores
Aprenda mais sobre os agentes polinizadores e entenda a importância deles para a manutenção de algumas espécies vegetais.
A variedade de espécimes botânicas.
Botânica
Botânica, Ciência dos vegetais, Plantas, Algas, Crescimento, Reprodução, Desenvolvimento, Metabolismo, Criptógamas, Fanerógamas, Gametas, Briófitas, Musgos, Hepáticas, Transporte de seiva, Pteridófitas, Samambaias e avencas, Xilema e floema, Gimnospermas, Pinheiro-do-paraná, Angiospermas, Frutos.
As briófitas são plantas pequenas e delicadas que vivem em ambientes úmidos e sombreados
Briófitas
Clique aqui e saiba mais sobre a estrutura e o ciclo reprodutivo das briófitas.
video icon
Sociologia
Estado para Émile Durkheim
Nesta aula vamos conhecer a ideia de Estado para o sociólogo francês Émile Durkheim. Iremos compreender a importância, fundamentos e objetivos do Estado para a sociologia desse autor.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.