Ovogênese

O processo de ovogênese, que ocorre no ovário da mulher, resulta na formação do gameta feminino.

Denominamos de gametogênese o processo em que são formados os gametas masculino e feminino. Em se tratando da formação do gameta feminino, a gametogênese recebe o nome de ovogênese ou ovulogênese.

Etapas da ovogênese ou ovulogênese

A ovogênese pode ser dividida em três etapas básicas: período de multiplicação, período de crescimento e período de maturação.

 

 

 

Ovogênese é o processo responsável pela formação de gametas femininos
Ovogênese é o processo responsável pela formação de gametas femininos

Período de multiplicação: ocorrem sucessivas mitoses nas células precursoras dos gametas femininos, chamadas de ovogônias (2n). Essas divisões, que acontecem no epitélio germinativo do ovário, ocorrem no início da fase fetal, indo aproximadamente até o terceiro mês de vida.

Período de crescimento: No período de crescimento, as ovogônias começam a acumular substância de reserva (vitelo) e aumentam em volume. Nessa etapa, elas passam a ser chamadas de ovócitos primários ou ovócitos I (2n).

Período de maturação: No período de maturação, inicia-se o processo de meiose, porém este não se completa e os ovócitos primários estacionam na prófase I. A meiose continuará apenas após estimulação do hormônio FSH (hormônio estimulante do folículo), que ocorre na puberdade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ovócito primário continua a divisão I da meiose e produz o ovócito secundário ou ovócito II (n) e o primeiro glóbulo polar ou glóbulo polar I (n). O ovócito secundário, que é a célula lançada no momento da ovulação, começa a segunda divisão da meiose, mas o processo é inibido na metáfase II. Caso não ocorra o encontro do espermatozoide com o ovócito secundário, ele se degenera aproximadamente um dia após sua liberação. Ocorrendo a fecundação, a meiose completa-se e é liberado o segundo glóbulo polar ou glóbulo polar II (n).

Atenção: Alguns estudos sugerem que, além da ovogênese, os gametas da mulher podem formar-se também durante a vida adulta. Segundo esses trabalhos, a origem dessa célula seria células-tronco do próprio organismo.

Apesar de frequentemente ser chamado de óvulo, na ovulação é liberado um ovócito secundário
Apesar de frequentemente ser chamado de óvulo, na ovulação é liberado um ovócito secundário
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

A ovogênese, processo em que ocorre a formação dos gametas femininos, pode ser dividida em três etapas básicas. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o período onde se inicia a meiose.

a) Período de multiplicação.

b) Período de crescimento.

c) Período de alongamento.

d) Período de maturação.

e) Período de proliferação.

Questão 2

Após estudar a ovogênese, uma aluna afirmou que era possível concluir que, ao nascer, uma mulher já apresentava todos os seus ovócitos secundários formados, diferentemente dos homens, que podem produzir espermatozoides durante sua vida adulta. Outro aluno não concordou com a aluna e explicou o erro da afirmação. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que explica o erro na fala da aluna.

a) A afirmação está errada, pois homens também nascem com um número predeterminado de espermatozoides que poderão ser produzidos durante sua vida.

b) A afirmação está incorreta, pois as mulheres não nascem com os ovócitos secundários formados.

c) A afirmação está incorreta, pois as mulheres iniciam a formação de seus gametas apenas na puberdade.

d) A afirmação está incorreta, pois mulheres só formam os ovócitos secundários após alguns dias do nascimento.

e) A afirmação está errada, pois homens não produzem espermatozoides na vida adulta.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Os ovários são estruturas presentes no corpo da mulher que estão relacionadas com a reprodução
Ovários
Conheça as características dos ovários, órgãos do sistema genital feminino que produzem os ovócitos secundários e os hormônios sexuais.
O óvulo, também chamado de ovócito secundário, é o gameta feminino
Óvulo (ovócito secundário)
Conheça mais sobre a estrutura do óvulo, o gameta feminino produzido no ovário durante o processo de ovogênese.
A mitose e a meiose são processos de divisão celular.
Mitose e meiose
Conheça as principais diferenças entre a mitose e a meiose, os dois processos de divisão celular que ocorrem nas células eucariontes.
Ovulação
Você sabe o que é ovulação? Clique aqui e conheça mais sobre esse processo, entenda o que é período fértil e descubra como os anticoncepcionais orais atuam.
Sistema reprodutor feminino
Aprenda mais a respeito do sistema reprodutor feminino aqui! Neste texto falaremos a respeito dos principais órgãos desse sistema e suas funções.
O ovócito e os espermatozoides são formados por meio do processo de gametogênese.
Gametogênese
Amplie seus conhecimentos a respeito da gametogênese, processo que leva à formação dos gametas masculinos e femininos. Neste texto, abordaremos os principais pontos da ovogênese e da espermatogênese e a diferença entre esses dois processos. Além disso, resolveremos um exercício a respeito desse importante tema.
A fecundação é a penetração do espermatozoide no óvulo com consequente formação do zigoto
Como ocorre a fecundação nos mamíferos?
Veja quais são os processos que ocorrem na fecundação do óvulo por um espermatozoide.
Os espermatozoides são os gametas masculinos do homem
Espermatogênese
Saiba mais sobre a espermatogênese, o processo responsável pela formação das células reprodutivas masculinas.