Parede celular

A parede celular é uma estrutura encontrada externamente à membrana plasmática e pode ser classificada em primária e secundária.

As células vegetais apresentam algumas características peculiares, tais como a presença de plastídios, vacúolos e parede celular. Essa última estrutura é responsável principalmente por conferir proteção contra a entrada excessiva de água e patógenos, bem como por garantir forma e rigidez à célula. Além disso, apresenta relação com a absorção, transporte e secreção de substâncias.

A parede celular das células vegetais encontra-se externamente à membrana plasmática e é composta principalmente por celulose, hemicelulose e pectina. A celulose, que é formada exclusivamente por ligações de moléculas de glicose, é o principal componente das paredes celulares e é responsável por garantir sua arquitetura.

A parede celular pode ser classificada em parede primária e parede secundária. Vale destacar, no entanto, que nem todas as células apresentam parede secundária, sendo essa característica encontrada principalmente em células do xilema e esclerênquima que estão envolvidas, respectivamente, com o transporte de água e sustentação da planta.

A parede primária é encontrada em todas as células vegetais, sendo depositadas durante o processo de divisão celular, mais precisamente na telófase. É bastante fina, porém resistente o suficiente para evitar uma possível ruptura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As paredes primárias são formadas principalmente por celulose, hemicelulose e pectinas e apresentam cerca de 70% de água em sua composição. Além dessas substâncias, são encontradas glicoproteínas e algumas enzimas.

A parede celular primária de uma célula une-se à célula vizinha através de uma camada formada principalmente por substâncias pécticas conhecidas como lamela média. Essa camada é dificilmente visualizada em microscópios tradicionais.

A parede secundária, por sua vez, é aquela depositada posteriormente ao crescimento e está localizada entre a membrana plasmática e a parede celular primária. Normalmente ela é formada por três camadas distintas: S1, S2 e S3, sendo essa última a camada mais interna. De uma maneira geral, as células com parede secundária apresentam-se mortas na maturidade.

A parede secundária é formada principalmente por celulose e hemicelulose e cerca de apenas 20% de água. Além desses compostos, frequentemente é encontrada lignina, que garante uma resistência ainda maior que a apresentada pela parede primária. As substâncias pécticas não estão presentes nessas paredes.

Curiosidade: Apenas os gametas e as células formadas no início da divisão do zigoto não apresentam parede celular.

Nesse corte é possível observar as paredes celulares delimitando a célula
Nesse corte é possível observar as paredes celulares delimitando a célula
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

A parede celular das células vegetais é formada, principalmente, por um polissacarídio constituído por monômeros de glicose ligados entre si. Analise as alternativas a seguir e marque o nome desse componente da parede celular:

a) pectina.

b) celulose.

c) lignina.

d) hemicelulose.

e) glicogênio.

Questão 2

A parede celular primária de uma célula está ligada à parede da célula vizinha graças a uma camada, formada por substâncias pécticas, denominada de:

a) camada S1.

b) camada S2.

c) camada S3.

d) lamela média.

e) membrana plasmática.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Complexo golgiense
Conheça mais a respeito do complexo golgiense clicando aqui. Neste texto abordaremos as principais características dessa organela e suas funções.
Osmose é um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável.
Osmose
Aprenda um pouco mais a respeito da osmose, processo que envolve a movimentação de solvente por uma membrana semipermeável. Neste texto, aprenderemos a definição desse processo e conheceremos como a osmose atua nas células animais e vegetais. Além disso, conheceremos um exemplo de osmose que acontece no nosso dia a dia.
Vesículas citoplasmáticas esféricas.
Peroxissomos
Vesículas que realizam a degradação do peróxido de hidrogênio.
O Ciclo de krebs e a produção de energia para o trabalho celular.
Ciclo de Krebs
A produção de ATP, molécula que fornece energia para a célula.
Diferença entre células procarióticas e eucarióticas
Você sabe a diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre esses dois tipos celulares e conheça suas diferenças.
A célula vegetal apresenta parede celular, vacúolo e plastídios
Célula vegetal
Conheça mais sobre a célula vegetal e aprenda algumas particularidades dessa estrutura que compõe as plantas.
O modelo do primeiro microscópio
O Primeiro Microscópio
Você sabe em qual século o primeiro microscópio foi construído? Confira aqui!
Algumas etapas da respiração ocorrem nas mitocôndrias
Respiração aeróbica
Entenda as principais etapas da respiração aeróbica e suas diferenças quando comparada à respiração anaeróbica.
Membrana plasmática
Que tal ampliar seus conhecimentos a respeito da membrana plasmática? Clique aqui e conheça as principais características dessa membrana e suas funções!
As células animais e vegetais são células do tipo eucarionte, ou seja, possuem um núcleo definido.
Diferenças entre célula animal e vegetal
Clique aqui e descubra quais são as diferenças entre a célula animal e a vegetal, dois tipos de células eucariontes, ou seja, células que possuem núcleo definido.