Whatsapp icon Whatsapp

Pseudofrutos

Germinação de sementes de morango.
Germinação de sementes de morango.

Frutos são estruturas que, geralmente, protegem a semente, podendo auxiliar em sua dispersão - já que muitos deles servem de alimento para várias espécies animais. São formados a partir do desenvolvimento do ovário, geralmente após a fecundação. Uva, azeitona, ervilha, trigo, arroz e tipuana são alguns exemplos de frutos.

A parte comestível do caju, marmelo, maçã, pera, morango, framboesa, amora, abacaxi e figo também são frutos, certo?

ERRADO!

Observe a figura:



Todos esses exemplos dados são, na verdade, pseudofrutos. Isso se explica pelo fato de que tais regiões, apesar de serem suculentas e possuírem reservas nutritivas (além de sabores magníficos), não são formadas a partir do ovário, mas de diferentes partes de uma ou mais flores.

O fruto do caju, por exemplo, é na verdade a estrutura que costumamos chamar de castanha. Já no morango, aqueles pontinhos pretos presentes em sua superfície, denominados frutículos, é que são seus verdadeiros frutos.

Pseudofrutos podem ser do tipo simples, quando são resultantes de modificações do pedúnculo ou receptáculo de uma única flor (maçã, marmelo, pera e caju); agregados ou compostos, quando oriundos do receptáculo de uma flor com vários ovários (morango e framboesa); ou múltiplos ou infrutescências, quando são consequência do desenvolvimento de ovários de várias flores de uma inflorescência que, em razão da proximidade, desenvolveram-se agrupados (abacaxi, amora e figo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assista às nossas videoaulas
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!