2. Biologia
  3. Genética
  4. Replicação do DNA

Replicação do DNA

A replicação da molécula de DNA, também conhecida por duplicação ou polimerização, é um fenômeno genético que assegura a autoduplicação das informações contidas nos cromossomos, especificamente nos genes.

Esse processo ocorre durante a fase “S” da interfase (fase do ciclo celular, que prepara a célula para entrar em divisão), sendo necessário para a manutenção orgânica do indivíduo, permitindo o desenvolvimento do organismo (crescimento), a reposição de tecidos lesionados (epitelial) ou regeneração quando possível, bem como a propagação hereditária das características, propiciando a formação de gametas contendo as informações fidedignas da espécie.

Para o acontecimento desse processo são indispensáveis alguns eventos envolvendo o filamento da molécula de DNA. Inicialmente o filamento da molécula molde (molécula mãe), tem sua dupla fita (cadeia polinucleotídica: grupamento fosfórico, pentose desoxirribose e base nitrogenada) separada devido o rompimento das pontes de hidrogênio, mantidas entre as bases nitrogenadas complementares.

Sobre cada uma das cadeias nucleotídicas molde, vão se emparelhando novos nucleotídios dispersos no núcleo, construindo dessa forma uma nova cadeia. No final do processo são produzidas duas moléculas idênticas, denominadas de cromátides irmãs, cada uma constituída por uma fita nucleotídica da molécula original e outra recém-fabricada.

Devido a esse fato, o processo de replicação é considerado semiconservativo, ou seja, finalizada a divisão, as células resultantes conservam consigo metade das informações genéticas originais herdadas da célula genitora (célula mãe).

Por meio da replicação podemos entender como nós, seres humanos, fomos formados a partir de sucessivas divisões de uma célula, fruto da fecundação (célula ovo ou zigoto), passando por intensa multiplicação até resultar em um organismo tão complexo.

O esquema da cadeia polinucleotídica (dupla fita complementar).
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

O DNA é uma molécula formada por uma dupla fita, enrolada uma sobre a outra, que forma uma estrutura helicoidal. Essa molécula se caracteriza pela sua capacidade de autoduplicação, um processo conhecido como:

a) tradução.

b) replicação.

c) transdução.

d) transcrição.

e) retificação.

Durante um processo de duplicação do DNA, nucleotídeos livres encontrados no núcleo da célula vão se emparelhando sobre a fita molde. O emparelhamento obedece a algumas regras, a base adenina, por exemplo, só se emparelha com:

a) citosina.

b) uracila.

c) guanina.

d) timina.

e) adenina.

O sinal de (+) ou (-) ao lado do tipo sanguíneo representa o fator Rh
Importância do Fator Rh
Em pesquisas com macacos do gênero Rhesus, pesquisadores descobriram o Fator Rh, que se tornou muito importante nas transfusões sanguíneas.
O DNA é um acido nucleico que se relaciona com a hereditariedade
DNA
Saiba mais sobre o DNA (ácido desoxirribonucleico), um ácido nucleico que garante a transmissão da informação genética de um indivíduo para outro.
O RNA é formado a partir de uma fita da molécula de DNA
Características do RNA
Conheça mais sobre a molécula de RNA e saiba quais são seus tipos e qual sua principal função.
Nos cromossomos estão localizados os genes que determinam nossas características
Linkage
Entenda o que é linkage e aprenda como diferenciá-lo de um caso de segregação independente.
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é um tipo de ácido nucleico
Constituição dos ácidos nucleicos
Você já se perguntou qual é a constituição dos ácidos nucleicos? Clique aqui e descubra a resposta para essa pergunta.
Crossing-over: Permutação entre genes alelos
Ligações Gênicas
Um mecanismo evolutivo que permite maior diferenciação dentro de uma espécie.
Conjunto cromossômico da espécie humana.
Cariótipo
Cariótipo, Centrômero, Metacêntrico, Submetacêntrico, Acrocêntrico, Telocêntrico, Satélite, Metáfase, Condensação, Célula diplóide, Par alossômico, Par autossômico, Idiograma de cariótipo.
Os cromossomos são fios de DNA associados a proteínas
Cromossomos
Amplie seus conhecimentos sobre cromossomos e entenda sua classificação!
Transcrição (Transcription) é o processo em que uma molécula de RNA é formada a partir de uma molécula de DNA
Transcrição
Amplie seus conhecimentos sobre a transcrição, um processo em que uma molécula de DNA serve como molde para a criação de uma molécula de RNA.
Você consegue enxergar o Papai Noel nessa imagem? Se sim, você não é daltônico
O que é daltonismo?
Clique aqui e veja o que é daltonismo e quais as suas causas.
Síndrome de Marfan, um caso de pleiotropia.
Pleiotropia
Você sabe o que é pleiotropia? Confira aqui sua definição e alguns exemplos.