Genética

Gregor Mendel: o
A Genética é a área da Biologia responsável pelo estudo da hereditariedade: a transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações. Muito se especulava acerca desse fato, como a hipótese da pangênese, de Hipócrates; a teoria da pré-formação, defendida por Spallanzani, Leeuwenhoek e diversos outros pesquisadores; e a teoria da epigênese, de Caspar Friedrich Wolff.

Entretanto, a figura mais notável no que se diz respeito ao advento dessa ciência, tal como vemos hoje, foi o monge Gregor Mendel que, durante muito tempo, pesquisou o processo de transmissão de caracteres entre diversas gerações de ervilhas (Pisum sativum), e concluiu que este se dava por meio de partículas, ou fatores, encontrados nos gametas. Atualmente reconhecidas como genes, essas “partículas” se encontram nos cromossomos, mais precisamente no DNA.

As ideias de Mendel não receberam a devida importância na época, sendo redescobertas mais de quinze anos após a sua morte por três pesquisadores que chegaram às mesmas conclusões que ele, e descobriram que estas não eram inéditas. São eles o holandês Hugo de Vries, o alemão Carl Erich Correns e o austríaco Erich von Tschermark-Seysenegg.

Apesar de não reconhecer todos os tipos de herança genética, Mendel representou um marco para essa ciência, uma vez que concluiu determinadas leis da natureza sem ao menos saber da existência dos cromossomos e desconhecer os processos de divisão celular. Além disso, seus estudos foram pontos de partida para se compreender os métodos de se estudar a Genética.

Abaixo, alguns conceitos essenciais para o estudo dessa matéria:

- Caráter: característica de um indivíduo ou grupo que se deseja analisar, como cor dos pelos, grupo sanguíneo, determinada doença genética, etc.

- Genótipo: conjunto de genes do indivíduo.

- Fenótipo: manifestação morfológica e/ou funcional do genótipo, associada ao fator ambiental (alimentação, exposição ao sol, etc.).

- Geração parental (P): primeira geração de um cruzamento. A primeira geração resultante desse cruzamento é a F1, a segunda, F2, e assim sucessivamente.

- Lócus gênico: posição de um gene no cromossomo.

- Alelos: dois genes situados no mesmo lócus.

- Homozigose: alelos iguais.

- Heterozigose: alelos diferentes.

- Heredograma: esquema gráfico que, por meio de símbolos, representa os indivíduos e relações de parentesco da família que se deseja estudar.

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos de Genética

Os alelos letais causam a morte de seu portador
Alelos letais
Descubra o que são alelos letais, aprenda a diferença entre letais completos e semiletais e conheça exemplos de doenças relacionadas com esses alelos.
A pelagem de coelhos, um caso de polialelia.
Alelos Múltiplos
Quando para uma mesma característica, existem mais de dois genes alelos atuantes.
Mão de uma criança com Síndrome de Down.
Alterações Cromossômicas
Síndromes ocasionadas por mutações cromossômicas.
O cromossomo pode sofrer modificações em sua estrutura
Alterações cromossômicas estruturais
Que tal aprender mais sobre as alterações cromossômicas estruturais? Clique aqui e descubra o que são essas alterações, quais fatores influenciam a sua ocorrência e a diferença entre os quatro tipos básicos de alterações cromossômicas estruturais: deleções, duplicações, inversões ou translocações.
A Anemia de Fanconi é uma doença genética determinada por diversos genes
Anemia de Fanconi
Compreenda o que é a Anemia de Fanconi, uma doença genética rara.
A aneuploidia é um tipo de alteração numérica em que ocorre o aumento ou diminuição de um tipo de cromossomo
Aneuploidias
Entenda as aneuploidias, alterações cromossômicas numéricas que levam ao aumento ou diminuição de um tipo específico de cromossomo.
O RNA é formado a partir de uma fita da molécula de DNA
Características do RNA
Conheça mais sobre a molécula de RNA e saiba quais são seus tipos e qual sua principal função.
Conjunto cromossômico da espécie humana.
Cariótipo
Cariótipo, Centrômero, Metacêntrico, Submetacêntrico, Acrocêntrico, Telocêntrico, Satélite, Metáfase, Condensação, Célula diplóide, Par alossômico, Par autossômico, Idiograma de cariótipo.
As células-tronco apresentam grande capacidade de diferenciação
Células-tronco
Compreenda o que são células-tronco, conheça seus diferentes tipos e entenda a importância dos estudos com essa célula para a Medicina.
Na clonagem, o núcleo de um óvulo é substituído pelo núcleo de outra célula
Clonagem
Entenda o que é clonagem, como ela surgiu, a diferença entre clonagem reprodutiva e terapêutica e o que a Legislação diz sobre o assunto!
A especial molécula da Vida
Código genético
As variadas combinações entre as bases nitrogenadas e a formação dos genes.
Entender os conceitos básicos de Genética ajuda-nos a resolver atividades relacionadas a essa área
Conceitos básicos de Genética
Conheça alguns conceitos básicos de Genética e descubra que esse conteúdo pode ser muito mais fácil do que você imagina.
O cordão umbilical conecta o bebê em desenvolvimento à placenta
Cordão umbilical
Saiba mais sobre o cordão umbilical, uma estrutura importante que garante nutrição e a chegada de oxigênio para o feto em desenvolvimento.
Os cromossomos são fios de DNA associados a proteínas
Cromossomos
Amplie seus conhecimentos sobre cromossomos e entenda sua classificação!
A abelha-rainha determina o nascimento de indivíduos machos ou fêmeas
Determinação do sexo das abelhas
Entenda como ocorre a determinação do sexo das abelhas e sua importância para o desenvolvimento da colmeia.
O DNA é um acido nucleico que se relaciona com a hereditariedade
DNA
Saiba mais sobre o DNA (ácido desoxirribonucleico), um ácido nucleico que garante a transmissão da informação genética de um indivíduo para outro.
A doença de Huntington é causada por um gene defeituoso no cromossomo quatro
Doença de Huntington
Você já ouviu falar em Doença de Huntington? Compreenda um pouco mais sobre esse distúrbio!
O DNA é o ácido nucleico que contém as informações de cada indivíduo
Dogma Central da Biologia Molecular
Entenda o que é o Dogma Central da Biologia Molecular e suas características.
O albinismo é um caso de dominância completa
Dominância completa, incompleta e codominância
Entenda a diferença entre dominância completa, incompleta e codominância e conheça exemplos desses três casos de manifestação dos alelos.
O albinismo é uma condição determinada por alelos recessivos
Dominância e recessividade
Entenda o que é dominância e recessividade e compreenda como essas relações interferem na expressão dos fenótipos.
Falsos O têm, na verdade, sangue do tipo A, B ou AB.
Efeito Bombaim – Falso O
Exceção que ocorre em menos de 1% da população.
Enzimas de restrição e o teste de paternidade.
Enzimas de Restrição
A fragmentação do material genético em regiões específicas.
A pelagem dos labradores é um exemplo de epistasia recessiva
Epistasia
Saiba mais sobre a epistasia, um tipo de interação gênica em que os alelos de um gene inibem ou mascaram a ação de outro gene.
Por meio da equação de Hardy-Weinberg, podemos determinar a frequência dos alelos em uma população que não esteja evoluindo.
Equilíbrio de Hardy-Weinberg
Que tal aprender um pouco mais sobre o equilíbrio de Hardy-Weinberg? Neste texto, explicaremos do que se trata esse equilíbrio, as premissas para seu estabelecimento e a equação que constitui o princípio de Hardy-Weinberg. Além disso, resolveremos dois exercícios que abordam esse importante tema.
O fator Rh: critério relevante para uma boa gestação
Eritroblastose Fetal
A importância do fator Rh durante o período gestacional.
Alterações cromossômicas numéricas ocorrem quando o número de cromossomos em uma espécie apresenta-se maior que o normal
Euploidias
Compreenda o que são euploidias, seus principais tipos e como essas alterações numéricas surgem nos organismos.
O ovócito e os espermatozoides são formados por meio do processo de gametogênese.
Gametogênese
Amplie seus conhecimentos a respeito da gametogênese, processo que leva à formação dos gametas masculinos e femininos. Neste texto, abordaremos os principais pontos da ovogênese e da espermatogênese e a diferença entre esses dois processos. Além disso, resolveremos um exercício a respeito desse importante tema.
Os genes são porções de DNA contidas nos cromossomos
Genes e cromossomos
Aprenda mais sobre genes e cromossomos, dois conceitos que são relacionados entre si e essenciais para a compreensão dessa parte da Biologia.
Genótipo e fenótipo
Você sabe diferenciar genótipo e fenótipo? Esses dois conceitos são fundamentais para a compreensão da genética. Clique aqui e aprenda mais sobre o tema.
Gregor Mendel
Clique aqui e descubra mais sobre Gregor Mendel! Conheça um pouco da história de vida desse pesquisador e um pouco sobre as leis por ele propostas.
Hemofilia
A hemofilia é uma doença grave que afeta a coagulação. Clique aqui e entenda o que é essa doença e quais são seus sintomas, diagnóstico e tratamento.
A fecundação garante a transmissão de características aos descendentes
Hereditariedade
Entenda o que é a hereditariedade e conheça um pouco da história do conhecimento a respeito desse importante tema da Genética.
Analisando o histórico familiar de um indivíduo, podemos entender melhor suas características
Heredogramas
Entenda o que são heredogramas, conheça as simbologias utilizadas neles e saiba como determinar o tipo de herança que aparece nessas representações.
Os cromossomos apresentam genes que determinam nossas características
Homozigoto e heterozigoto
Entenda o significado dos termos homozigoto e heterozigoto e amplie seus conhecimentos em Genética, a ciência que estuda a hereditariedade.
O sinal de (+) ou (-) ao lado do tipo sanguíneo representa o fator Rh
Importância do Fator Rh
Em pesquisas com macacos do gênero Rhesus, pesquisadores descobriram o Fator Rh, que se tornou muito importante nas transfusões sanguíneas.
Mais de um gene pode estar relacionado com a determinação de apenas uma característica
Interação gênica
Entenda o que é a interação gênica, sua importância na determinação do fenótipo e a diferença entre interações epistáticas e não epistáticas.
Crossing-over: Permutação entre genes alelos
Ligações Gênicas
Um mecanismo evolutivo que permite maior diferenciação dentro de uma espécie.
Nos cromossomos estão localizados os genes que determinam nossas características
Linkage
Entenda o que é linkage e aprenda como diferenciá-lo de um caso de segregação independente.
O projeto Genoma Humano.
Mapas Genéticos
Clique aqui e conheça quais fatores são considerados para a elaboração de mapas genéticos.
O albinismo pode ocorrer em qualquer espécie animal
O que é albinismo?
Você sabe o que é o albinismo? Clique aqui e saiba por que e como o albinismo ocorre!
Você consegue enxergar o Papai Noel nessa imagem? Se sim, você não é daltônico
O que é daltonismo?
Clique aqui e veja o que é daltonismo e quais as suas causas.
A diferença partenogênica mediante indução nutritiva.
Partenogênese
Um tipo de reprodução assexuada formando organismos haplóides.
O embaralhamento dos “fatores” hereditários.
Permutação
Troca de segmentos correspondentes entre cromossomos homólogos.
Síndrome de Marfan, um caso de pleiotropia.
Pleiotropia
Você sabe o que é pleiotropia? Confira aqui sua definição e alguns exemplos.
A primeira lei de Mendel nos diz que os descendentes recebem um alelo do par de genes que determina uma característica
Primeira Lei de Mendel
Entenda a primeira lei de Mendel e como Gregor Mendel fez seus experimentos e quais resultados ele obteve.
A Genética permite a avaliação dos possíveis genótipos em um cruzamento
Quadro de Punnett
Entenda o que é o quadro de Punnett e aprenda a utilizar essa importante ferramenta para responder aos exercícios de Genética.
O esquema da cadeia polinucleotídica (dupla fita complementar).
Replicação do DNA
Um mecanismo de duplicação semiconservativa das informações genéticas.
Para estudar a hereditariedade, Mendel analisou ervilhas
Segunda lei de Mendel
Compreenda o que é a segunda lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente. Neste texto falaremos sobre o enunciado dessa importante lei para a Genética e analisaremos o cruzamento entre ervilhas que auxiliou Gregor Mendel na compreensão da herança de duas ou mais características.
A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21
Síndrome de Down
Saiba mais sobre a Síndrome de Down, um distúrbio genético em que o indivíduo apresenta um cromossomo 21 a mais que o normal.
Observe que, na síndrome de Klinefelter, o cariótipo é normalmente 47, XXY
Síndrome de Klinefelter
Amplie seus conhecimentos a respeito da Síndrome de Klinefelter, uma anormalidade cromossômica numérica.
Observe o cariótipo de uma pessoa com Síndrome de Turner. Nesse caso, há apenas um cromossomo sexual X
Síndrome de Turner
Conheça os sinais e sintomas da síndrome de Turner, uma doença que gera uma alteração no número de cromossomos.
Antes da descoberta dos tipos sanguíneos muitos acidentes fatais ocorreram
Sistema ABO e as possíveis transfusões sanguíneas
Conheça mais sobre o sistema ABO e quais são as possíveis transfusões sanguíneas que podem ser feitas entre os grupos sanguíneos.
O fundamento genético aplicado ao Sistema MN.
Sistema MN
Clique aqui e conheça as principais características do sistema MN.
A terapia gênica visa à modificação de um gene defeituoso por meio da inserção de um gene normal
Terapia gênica
Descubra o que é a terapia gênica e os avanços que essa técnica já proporcionou à Medicina.
Transfusão de sangue: um procedimento médico associado a um ato solidário.
Transfusão de sangue
Transfusão de sangue: um procedimento médico associado a um ato solidário.
Variabilidade genética
Entenda o que é a variabilidade genética, conheça os fatores que a influenciam, e compreenda a relação entre variabilidade genética e seleção natural.
Mediana
Em estatística, temos alguns valores específicos chamados de medidas de tendência central. Nesta aula, falaremos sobre uma dessas medidas, a chamada mediana.