Whatsapp icon Whatsapp

Genética

Genética é uma área da Biologia responsável por estudar a hereditariedade, ou seja, como as características são transmitidas entre as gerações.
Demonstração dos cromossomos no núcleo celular.
Demonstração dos cromossomos no núcleo celular.

A Genética é a ciência da hereditariedade. Ela estuda o que são os genes, como eles transmitem as informações e como elas são passadas adiante, para a próxima geração, por meio da reprodução. A informação genética de um organismo é denominada genoma, e ele é organizado em cromossomos. Gregor Mendel é considerado o pai da Genética.

Leia também: Variabilidade Genética — fator importantíssimo para a evolução das espécies

Resumo sobre Genética

  • A Genética é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade, os genes e como as características são transmitidas de uma geração para outra.
  • Os genes são pedaços do DNA.
  • O pai da Genética é o monge Gregor Mendel, responsável por experimentos que foram a base para o entendimento da hereditariedade.
  • Dentro do núcleo celular dos organismos eucarióticos, o material genético se compacta, formando os cromossomos.
  • As mutações são alterações que afetam os genes.

Videoaula sobre Genética

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é Genética?

A Genética é área da Biologia que estuda a herança biológica ou hereditariedade. O DNA é a molécula que transmite as informações hereditárias dos genitores para os descendentes por meio da fecundação. Os gametas (óvulo e espermatozoide) contêm toda a informação hereditária para originar um novo organismo, e tais informações estão distribuídas em unidades fundamentais denominadas genes.

Os genes manifestam suas características sintetizando proteínas, que são substâncias essenciais à estrutura das células. A síntese de uma proteína representa, então, a “tradução” da informação do gene.

A Genética pode ser dividida em dois ramos: molecular e populacional. A Genética Molecular, conforme o nome indica, é a área da Biologia que estuda a função dos genes a nível molecular e pode fornecer, por exemplo, novos meios de tratar doenças, pois as técnicas são capazes de produzir diagnósticos muito sensíveis. A Genética de Populações ou Genética Populacional estuda a distribuição e composição dos genes de uma ou mais populações e os fatores que influenciam a diversidade genética dessas populações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da Genética

A história da Genética é muito antiga. Muitos filósofos, estudiosos e pesquisadores propuseram modelos de como as características são passadas de pais para filhos. Vamos conhecer algumas dessas teorias.

Os gregos antigos se interessavam no estudo da reprodução humana e da hereditariedade, e várias teorias e conceitos foram levantados naquela época, como a teoria da pangênese, defendida por Hipócrates, que propôs que pequenas partículas de várias partes do corpo continham as informações hereditárias. Essa teoria perdurou por um bom tempo e foi aceita até o século XIX.

Estátua de Hipócrates, o pai da Medicina.
Hipócrates é uma das figuras mais marcantes da saúde, sendo considerado por suas contribuições como o pai da Medicina.

Aristóteles rejeitou a teoria da pangênese, indicando que o ser humano é uma mistura dos traços dos pais, porém com o pai fornecendo a força vital e a mãe fornecendo a matéria prima.

Outra teoria era a do pré-formismo, que indicava que em um dos gametas, masculino ou feminino, já havia um ser pré-formado, o homúnculo ou pequeno homem, que simplesmente aumentaria de tamanho durante seu desenvolvimento.

O desenvolvimento do estudo das células teve uma forte influência sobre a Genética. De acordo com a teoria celular, toda vida é composta por células, e estas surgem apenas de células preexistentes.

Charles Darwin, o famoso biólogo que lançou a teoria da evolução, reconheceu que a hereditariedade era fundamental para a evolução. O biólogo August Weismann propôs a teoria do germoplasma, que defendia a separação de células somáticas e germinativas, e as informações genéticas seriam passadas apenas pelas germinativas.

Gregor Mendel, realizando experiências com as ervilhas do jardim, analisou as características das plantas e propôs que as características fluem de uma maneira previsível de transmissão entre gerações. Entretanto, o trabalho de Mendel só foi publicado em 1865, quando os cientistas Hugo De Vries, Carl Correns e Erich von Tschermak-Seysenegg realizaram outro experimento que comprovou os resultados de Mendel e, consequentemente, a importância dos experimentos dele para a Genética.

O ano de 1900 foi fundamental na história da Genética. Em 1903, os pesquisadores Boveri e Sutton, ao identificarem os cromossomos durante o processo de divisão celular, sugeriram que essas estruturas seriam as portadoras dos genes, descobertos por Mendel. Em 1940, foi possível observar os componentes do DNA e em 1953, Watson e Crick propuseram o modelo de dupla hélice.

Em meados de 1970, se tornou possível a determinação dos genes associados à produção das proteínas essenciais humanas. Em 2003, o Projeto Genoma Humano sequenciou os 23 pares de cromossomos, o que foi um avanço significativo para a Genética médica.

Todos os avanços genéticos conquistados durante os anos possibilitaram um melhor entendimento sobre doenças genéticas e hereditárias, como, por exemplo, o câncer, em que o gene pode ser herdado dos pais. Com esses avanços, hoje é possível rastrear alguns genes específicos e aprimorar a prevenção das doenças hereditárias.

Leia também: Heredogramas — representações que ilustram o grau de parentesco entre organismos

Gregor Mendel

Ao estudar a Genética, provavelmente o nome mais famoso é o de Gregor Johann Mendel, e não é à toa que ele é considerado o pai da área. Ao analisar a história da Genética, é possível inferir a importância dos experimentos desse pesquisador para o entendimento que temos até hoje sobre a hereditariedade. Mendel publicou em 1865 o artigo intitulado Experimentos em hibridização de plantas, em que descreveu suas experiências e conclusões.

Ele postulou suas leis, conhecidas como a 1ª lei de Mendel ou lei da segregação dos fatores e a 2ª lei de Mendel, também chamada de lei da segregação independente ou diibridismo.

Ilustração traz Mendel analisando ervilhas e estudando a transmissão de informações genéticas.
Gregor Mendel, considerado o pai da Genética.

Conceitos básicos da Genética

O entendimento de alguns conceitos básicos é fundamental para o estudo mais aprofundado da Genética. A seguir, serão apresentados alguns dos mais importantes.

  • DNA: molécula de ácido desoxirribonucleico que carrega toda a informação genética de um organismo.
  • Cromossomo: uma molécula de DNA condensada, enrolada em proteínas.
  • Gene: segmento de DNA localizado em locais específicos dos cromossomos, responsável pela determinação da síntese proteica.
  • Lócus: é a posição que o gene ocupa no cromossomo.
  • Alelos: são genes que ocupam o mesmo lócus no par de cromossomos homólogos.
  • Característica dominante: é a característica que necessita de apenas um gene para se manifestar. Nesse caso, se manifestará mesmo que o gene seja heterozigoto.
  • Característica recessiva: é a característica que necessita de dois genes para se manifestar. Nesse caso, se manifestará somente na homozigose.
  • Cromossomos sexuais: cromossomos X (feminino) e Y (masculino) em humanos, que estão relacionados à determinação do sexo.
  • Cromossomos homólogos: os cromossomos contêm o mesmo conjunto de lócus, porém não são cópias um do outro.
  • Diploide: é o número de cromossomos encontrados nas células somáticas.
  • Haploide: número de cromossomos presentes em um gameta, com apenas um membro de cada par cromossômico.
  • Genoma: sequência completa do DNA contendo todas as informações genéticas de um indivíduo.
  • Genótipo: é a composição genética de um organismo.
  • Fenótipo: é a manifestação externa do genótipo, porém pode ser influenciada pelo ambiente.
  • Heterozigoto: o indivíduo que possui alelos diferentes em um mesmo lócus.
  • Homozigoto: o indivíduo que possui alelos iguais em um mesmo lócus.

Saiba mais: Diferença entre dominância e recessividade

Exercícios resolvidos sobre Genética

Questão 1

Em 1985, o monge Gregor Mendel ou pai da Genética, como também é conhecido, realizou experimentos com ervilhas. Por meio desses experimentos, Mendel concluiu que a transmissão de características segue um padrão. Isso foi importante para a descoberta de fatores hereditários, que atualmente podem ser chamados de:

a) alelos.

b) diploides.

c) haploides.

d) genes.

Resolução:

Letra D

Mendel chamava os genes de fatores naquela época.

Questão 2

Compreender os conceitos de cromossomos e genes é fundamental para o estudo da Genética. Sobre o gene, assinale a alternativa correta:

a) Genes são a quantidade de cromossomos existentes nas células somáticas, que na espécie humana é igual a 46.

b) O gene é uma molécula de ácido desoxirribonucleico envolvida por proteínas.

c) O gene é um segmento de DNA responsável pela síntese proteica.

d) Genes são a quantidade de cromossomos existentes nas células germinativas, que na espécie humana é igual a 46.

Resolução:

Letra C

Os genes são pedaços do DNA que sintetizam proteínas.

Publicado por Aline Oliveira Silva
Assista às nossas videoaulas

Artigos de Genética

Alelos letais
Descubra o que são alelos letais, aprenda a diferença entre letais completos e semiletais e conheça exemplos de doenças relacionadas com esses alelos.
Alelos Múltiplos
Quando para uma mesma característica, existem mais de dois genes alelos atuantes.
Alterações Cromossômicas
Síndromes ocasionadas por mutações cromossômicas.
Alterações cromossômicas estruturais
Que tal aprender mais sobre as alterações cromossômicas estruturais? Clique aqui e descubra o que são essas alterações, quais fatores influenciam a sua ocorrência e a diferença entre os quatro tipos básicos de alterações cromossômicas estruturais: deleções, duplicações, inversões ou translocações.
Anemia de Fanconi
Compreenda o que é a Anemia de Fanconi, uma doença genética rara.
Aneuploidias
Entenda as aneuploidias, alterações cromossômicas numéricas que levam ao aumento ou diminuição de um tipo específico de cromossomo.
Características do RNA
Conheça mais sobre a molécula de RNA e saiba quais são seus tipos e qual sua principal função.
Cariótipo
Cariótipo, Centrômero, Metacêntrico, Submetacêntrico, Acrocêntrico, Telocêntrico, Satélite, Metáfase, Condensação, Célula diplóide, Par alossômico, Par autossômico, Idiograma de cariótipo.
Células-tronco
Compreenda o que são células-tronco, conheça seus diferentes tipos e entenda a importância dos estudos com essa célula para a Medicina.
Clonagem
Entenda o que é clonagem, como ela surgiu, a diferença entre clonagem reprodutiva e terapêutica e o que a Legislação diz sobre o assunto!
Código genético
As variadas combinações entre as bases nitrogenadas e a formação dos genes.
Conceitos básicos de Genética
Conheça alguns conceitos básicos de Genética e descubra que esse conteúdo pode ser muito mais fácil do que você imagina.
Cordão umbilical
Saiba mais sobre o cordão umbilical, uma estrutura importante que garante nutrição e a chegada de oxigênio para o feto em desenvolvimento.
Cromossomos
Amplie seus conhecimentos sobre cromossomos e entenda sua classificação!
Determinação do sexo das abelhas
Entenda como ocorre a determinação do sexo das abelhas e sua importância para o desenvolvimento da colmeia.
DNA
Saiba mais sobre o DNA (ácido desoxirribonucleico), um ácido nucleico que garante a transmissão da informação genética de um indivíduo para outro.
Doença de Huntington
Você já ouviu falar em Doença de Huntington? Compreenda um pouco mais sobre esse distúrbio!
Dogma Central da Biologia Molecular
Entenda o que é o Dogma Central da Biologia Molecular e suas características.
Dominância completa, incompleta e codominância
Entenda a diferença entre dominância completa, incompleta e codominância e conheça exemplos desses três casos de manifestação dos alelos.
Dominância e recessividade
Entenda o que é dominância e recessividade e compreenda como essas relações interferem na expressão dos fenótipos.
Efeito Bombaim – Falso O
Exceção que ocorre em menos de 1% da população.
Enzimas de Restrição
A fragmentação do material genético em regiões específicas.
Epistasia
Saiba mais sobre a epistasia, um tipo de interação gênica em que os alelos de um gene inibem ou mascaram a ação de outro gene.
Equilíbrio de Hardy-Weinberg
Que tal aprender um pouco mais sobre o equilíbrio de Hardy-Weinberg? Neste texto, explicaremos do que se trata esse equilíbrio, as premissas para seu estabelecimento e a equação que constitui o princípio de Hardy-Weinberg. Além disso, resolveremos dois exercícios que abordam esse importante tema.
Eritroblastose Fetal
Clique para entender melhor o que é a eritroblastose fetal, bem como suas causas, consequências e como ela pode ser prevenida.
Euploidias
Compreenda o que são euploidias, seus principais tipos e como essas alterações numéricas surgem nos organismos.
Gametogênese
Amplie seus conhecimentos a respeito da gametogênese, processo que leva à formação dos gametas masculinos e femininos. Neste texto, abordaremos os principais pontos da ovogênese e da espermatogênese e a diferença entre esses dois processos. Além disso, resolveremos um exercício a respeito desse importante tema.
Genes e cromossomos
Aprenda mais sobre genes e cromossomos, dois conceitos que são relacionados entre si e essenciais para a compreensão dessa parte da Biologia.
Genótipo e fenótipo
Você sabe diferenciar genótipo e fenótipo? Esses dois conceitos são fundamentais para a compreensão da genética. Clique aqui e aprenda mais sobre o tema.
Gregor Mendel
Clique aqui e descubra mais sobre Gregor Mendel! Conheça um pouco da história de vida desse pesquisador e um pouco sobre as leis por ele propostas.
Hemofilia
A hemofilia é uma doença grave que afeta a coagulação. Clique aqui e entenda o que é essa doença e quais são seus sintomas, diagnóstico e tratamento.
Hereditariedade
Clique aqui e entenda o que é a hereditariedade. Conheça seus tipos e saiba quais são as características hereditárias.
Heredogramas
Entenda o que são heredogramas, conheça as simbologias utilizadas neles e saiba como determinar o tipo de herança que aparece nessas representações.
Homozigoto e heterozigoto
Entenda a diferença entre homozigoto e heterozigoto. Veja também o que são alelos dominantes e recessivos e confira exemplos.
Importância do Fator Rh
Em pesquisas com macacos do gênero Rhesus, pesquisadores descobriram o Fator Rh, que se tornou muito importante nas transfusões sanguíneas.
Interação gênica
Entenda o que é a interação gênica, sua importância na determinação do fenótipo e a diferença entre interações epistáticas e não epistáticas.
Ligações Gênicas
Um mecanismo evolutivo que permite maior diferenciação dentro de uma espécie.
Linkage
Entenda o que é linkage e aprenda como diferenciá-lo de um caso de segregação independente.
Mapas Genéticos
Clique aqui e conheça quais fatores são considerados para a elaboração de mapas genéticos.
O que é albinismo?
Você sabe o que é o albinismo? Clique aqui e saiba por que e como o albinismo ocorre!
O que é daltonismo?
Clique aqui e veja o que é daltonismo e quais as suas causas.
Partenogênese
Um tipo de reprodução assexuada formando organismos haplóides.
Permutação
Troca de segmentos correspondentes entre cromossomos homólogos.
Pleiotropia
Você sabe o que é pleiotropia? Confira aqui sua definição e alguns exemplos.
Primeira Lei de Mendel
Entenda a primeira lei de Mendel e como Gregor Mendel fez seus experimentos e quais resultados ele obteve.
Quadro de Punnett
Entenda o que é o quadro de Punnett e aprenda a utilizar essa importante ferramenta para responder aos exercícios de Genética.
Replicação do DNA
Um mecanismo de duplicação semiconservativa das informações genéticas.
Segunda lei de Mendel
Compreenda o que é a segunda lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente. Neste texto falaremos sobre o enunciado dessa importante lei para a Genética e analisaremos o cruzamento entre ervilhas que auxiliou Gregor Mendel na compreensão da herança de duas ou mais características.
Síndrome de Down
Saiba mais sobre a Síndrome de Down, um distúrbio genético em que o indivíduo apresenta um cromossomo 21 a mais que o normal.
Síndrome de Klinefelter
Amplie seus conhecimentos a respeito da Síndrome de Klinefelter, uma anormalidade cromossômica numérica.
Síndrome de Turner
Conheça os sinais e sintomas da síndrome de Turner, uma doença que gera uma alteração no número de cromossomos.
Sistema ABO e as possíveis transfusões sanguíneas
Conheça mais sobre o sistema ABO e quais são as possíveis transfusões sanguíneas que podem ser feitas entre os grupos sanguíneos.
Sistema MN
Clique aqui e conheça as principais características do sistema MN.
Terapia gênica
Descubra o que é a terapia gênica e os avanços que essa técnica já proporcionou à Medicina.
Transfusão de sangue
Transfusão de sangue: um procedimento médico associado a um ato solidário.
Variabilidade genética
Entenda o que é a variabilidade genética, conheça os fatores que a influenciam, e compreenda a relação entre variabilidade genética e seleção natural.
video icon
Escrito"Quais as diferenças entre relato pessoal e diário?" sobre cartas antigas, relatos pessoais e diários.
Português
Quais as diferenças entre relato pessoal e diário?
Todo diário é um relato pessoal. Então todo relato pessoal é um diário? Não! Entenda a diferença dos gêneros com o professor Guga Valente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.