Whatsapp icon Whatsapp

Sistema digestório das aves

Esquema do sistema digestório de uma ave
Esquema do sistema digestório de uma ave

As aves são animais vertebrados com uma dieta alimentar que varia de acordo com a espécie. Aves herbívoras se alimentam de sementes, frutas, néctar, etc., enquanto que as aves carnívoras consomem outras aves, pequenos vertebrados e restos de animais (carniça). Há ainda as aves onívoras, que possuem uma alimentação variada, assim como os seres humanos.

Por não possuírem dentes (fato decorrente de uma adaptação ao voo), as aves possuem um sistema digestório bem peculiar, que muda de acordo com a dieta alimentar do animal.    Todas as espécies de aves ingerem o seu alimento pelo bico córneo, cuja forma e tamanho também irão variar de acordo com o tipo de alimentação da ave.


Na imagem podemos observar os diferentes tipos de bicos de algumas aves

No sistema digestório das aves há uma dilatação no esôfago chamada de papo, que serve para armazenar o alimento e também para umedecê-lo, tornando-o mais macio. Ao armazenar os alimentos no papo, a ave tem a oportunidade de digeri-lo em um local mais seguro.

Logo depois do papo, encontra-se um estômago dividido em duas partes, chamadas de proventrículo e moela. No proventrículo, também conhecido como estômago químico, o alimento é misturado a enzimas digestórias, sendo encaminhado para a moela, também conhecida como estômago mecânico, uma estrutura de paredes grossas e musculosas, onde o alimento que já está amolecido e misturado a enzimas digestórias será triturado. Muitas espécies de aves herbívoras engolem pequenas pedrinhas para que elas auxiliem na trituração do alimento na moela. Essas pedrinhas ingeridas pelas aves são equivalentes aos dentes que elas perderam ao longo da evolução. É importante lembrar que as aves carnívoras possuem um papo pouco desenvolvido ou até mesmo ausente, enquanto sua moela é pouco musculosa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O intestino delgado das aves assemelha-se muito ao dos mamíferos, sendo que nas aves herbívoras o intestino é muito maior do que nas aves carnívoras. O intestino grosso desses animais é curto e termina na cloaca, onde também são lançados os ductos do sistema excretor e reprodutor.

Algumas estruturas que também são encontradas nas aves são as glândulas salivares (que variam de número e localização, dependendo da espécie), pâncreas e fígado, que liberam suas secreções no duodeno do animal através de ductos.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre as esponjas
Curiosidades sobre as esponjas (poríferos), animais que não possuem tecidos diferenciados e são encontrados em quase todos os ambientes aquáticos, desempenhando diversas relações com outros organismos.
video icon
"Matemática do Zero | Ângulos opostos pelo vértice" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Ângulos opostos pelo vértice
Nessa aula veremos o que são ângulos opostos pelo vértice (OPV) e como resolver exercícios desse assunto.