Superordem Xenarthra
Os xenartros, ou edentatos, são mamíferos placentários originários da América do Sul, há aproximadamente 60 milhões de anos, com distribuição geográfica que vai do Centro sul da América do Norte, passando pelas América Central até o sul da América do Sul.
Este grupo é representado pelos extintos gliptodontes, preguiças gigantes e tatus gigantes (pampatérios); e pelos atuais tatus, preguiças e tamanduás, compreendendo aproximadamente trinta espécies, que podem habitar ambientes florestais, e áreas abertas, como savanas e desertos.
Dotados de dedos com garras, e carapaça rígida, ou placas articuladas; se alimentam principalmente de insetos - ou folhas, no caso das preguiças. Possuem nenhum ou poucos dentes, desprovidos de esmalte, e que crescem continuamente. Seus ossos não possuem cavidade medular, e suas costelas se encontram presas aos ossos da cintura. Além disso, as vértebras possuem mais articulações que outros grupos de mamíferos, dando origem ao nome do grupo, que significa “articulação estranha”.
Tatus pertencem à ordem dos cingulados, sendo os tatus modernos os representantes da família dos dasipodídeos. Quanto às preguiças, Ordem Pilosa, Subordem Folivora, existem apenas dois gêneros que ainda vivem: o de três dedos (Bradypus), e o de dois dedos (Choloepus). Tamanduás também são da Ordem Pilosa, Subordem Vermilingua, e se dividem na família dos tamanduaís (Cyclopedidae), e dos tamanduás propriamente ditos (Myrmecophagidae).
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia