Subclasse Metatheria

Os animais pertencentes à subclasse Metatheria são muito conhecidos como marsupiais e os seus representantes mais conhecidos são cangurus e coalas encontrados na Austrália; e gambás e cuícas encontrados na América do Sul.

O nome marsupial vem do termo marsúpio, que denomina uma bolsa de pele que as fêmeas desses animais têm em seu ventre, utilizada para carregar seus filhotes e onde são encontradas as glândulas mamárias. Há espécies de marsupiais que apresentam essa bolsa somente no período reprodutivo, enquanto que em outras ela está totalmente ausente.

Os marsupiais, ao contrário dos monotremados, têm seu desenvolvimento embrionário no interior do útero das fêmeas, que possuem aparelho reprodutor bem diferente. As fêmeas dos marsupiais possuem dois úteros, duas vaginas laterais (que têm a função de levar os espermatozoides para os úteros) e uma vagina mediana (também conhecida como canal pseudovaginal, que se encontra fechado até o momento do parto, quando se abre para a saída do filhote). Já os machos dos marsupiais possuem o aparelho copulador (pênis) bifurcado, de modo que ele consegue disseminar os espermatozoides para as duas vaginas da fêmea.

A gestação desses animais é bem curta, durando de 13 a 35 dias. Quando o filhote ainda imaturo nasce, ele se agarra aos pelos da mãe e se desloca até o marsúpio, onde começa a mamar até completar seu desenvolvimento, que pode levar de semanas até meses. Nas espécies onde o marsúpio está ausente, os filhotes ficam agarrados aos mamilos das mães entre dobras de pele do seu ventre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os gambás se adaptam facilmente às áreas urbanas, já as cuícas não são vistas nesse tipo de ambiente
Os gambás se adaptam facilmente às áreas urbanas, já as cuícas não são vistas nesse tipo de ambiente

Os marsupiais comuns em nosso país são o gambá e a cuíca. Com hábitos noturnos, o gambá alimenta-se de frutos e pequenos animais e quando se sente ameaçado ele exala um forte odor ou se finge de morto. Pode ser encontrado em matas ou ambientes urbanos. São animais inofensivos e não causam prejuízos ao homem.

A cuíca, assim como o gambá, possui hábitos noturnos e se alimenta de pequenos frutos. Esse animal é considerado um grande dispersor de sementes de algumas árvores, porque percorre grandes distâncias à procura de alimento, conseguindo, dessa forma, espalhar sementes junto com suas fezes. Diferentemente dos gambás, as cuícas não são encontradas em ambientes urbanos.

Os marsupiais são animais vivíparos, mas de placenta rudimentar e transitória
Os marsupiais são animais vivíparos, mas de placenta rudimentar e transitória
Publicado por: Paula Louredo Moraes
Assuntos relacionados
A água-viva é um celenterado com forma medusoide
Celenterados e Platelmintos
Saiba mais como é a organização corporal dos celenterados e platelmintos.
Cavalo-marinho: um peixe ósseo actinoperígeo.
Peixes ósseos (osteíctes)
Grupo que abriga a maior quantidade de espécies de peixes.
Lêmure: um animal eutério
Eutérios
Você sabia que os animais eutérios, também chamados de placentários, pertencem ao maior grupo da classe dos mamíferos? Confira aqui!
Bicho-preguiça: mamífero da Superordem Xenarthra, Ordem Pilosa.
Superordem Xenarthra
Grupo de mamíferos placentários originários da América do Sul.
As tuataras são as únicas representantes da ordem sphenodonta
Ordem sphenodonta
Clique aqui e conheça mais sobre os tuataras, animais que representam a ordem sphenodonta.
Os cangurus são animais mamíferos do grupo dos marsupiais.
Cangurus
Conheça mais sobre os cangurus, animais da família Macropodidae, uma família com representantes que apresentam grandes pés.
Coala
Clique para saber mais sobre os coalas: animais naturais da Austrália. Veja fotos, características, curiosidades e muito mais!
Esponjas podem viver solitárias ou em colônias.
Poríferos
Animais que, por serem sésseis, eram outrora classificados como plantas aquáticas.
Poríferos são encontrados em quase todos os ambientes aquáticos
Curiosidades sobre as esponjas
Curiosidades sobre as esponjas (poríferos), animais que não possuem tecidos diferenciados e são encontrados em quase todos os ambientes aquáticos, desempenhando diversas relações com outros organismos.
Esquema da circulação dupla e completa nas aves
Sistema circulatório das aves
As aves são animais que apresentam circulação dupla e completa, veja aqui como ocorre o sistema circulatório das aves.
Na figura podemos observar os sacos aéreos, estruturas muito importantes para as aves
Sistema respiratório das aves
Conheça mais sobre o sistema respiratório das aves e saiba quais órgãos fazem parte desse sistema.