Whatsapp icon Whatsapp

Tecido meristemático

Tecido meristemático vegetal.
Tecido meristemático vegetal.

Os tecidos meristemáticos são tecidos de origem embrionária, constituídos por agrupamentos de células com capacidade de sucessivas divisões e diferenciação, formando toda a diversidade de tecidos que formam um vegetal. Em conseqüência a essa característica, pode ser também denominado de tecido de formação.

As células que integram os meristemas possuem metabolismo mais intenso durante o princípio do desenvolvimento de uma planta. Porém, persistindo em determinados órgãos, onde são responsáveis pela continuidade do crescimento, por exemplo.

Assim, durante a fase adulta, uma planta ainda manifesta indícios de meristema, classificados em primário e secundário.

O meristema primário, denominado de apical, possui funcionalidade desde a germinação da semente, colaborando principalmente com o desenvolvimento em comprimento, ocupando as regiões da extremidade caulinar e radicular. Contudo, também é encontrado ao longo do caule, compondo as gemas laterais e dando origem às ramificações e folhas.

- Classificação do meristema primário: protoderme, procâmbio e meristema fundamental.

Já o meristema secundário ou lateral, colabora com o desenvolvimento em espessura, acompanhando o crescimento (estatura) de um vegetal, conferindo maior resistência ao porte arbóreo, encontrado nas gimnospermas, angiospermas dicotiledôneas e algumas monocotiledôneas.

- Classificação do meristema secundário: câmbio vascular (tecidos condutores do xilema e floema) e felogênio (células de preenchimento, reserva e proteção).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Desenvolvimento dos Vegetais
Clique aqui e conheça como ocorre e os fatores que influenciam o desenvolvimento dos vegetais.
Nastia
Saiba porque certas plantas carnívoras se fecham ao terem contato de suas presas.
Raízes de dicotiledôneas e monocotiledôneas
Órgão que dá suporte aos vegetais, entre outras funções.
Vasos Condutores de Seiva: Lenho e Líber
Feixes de vasos condutores de seiva: bruta e elaborada.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!