2. Biologia
  3. Biologia Evolutiva
  4. Teoria sintética da evolução

Teoria sintética da evolução

Os mecanismos evolutivos propostos por Darwin continham uma lacuna: a explicação para a origem da diversidade; sendo este um motivo para que algumas pessoas questionassem sua obra. Apesar de tanto Mendel quanto Darwin terem vivido na mesma época, esse não teve contato com as ideias do precursor da Genética. Aliás, algumas fontes afirmam que Darwin possuía algumas publicações de Mendel em sua biblioteca sem, no entanto, tê-las lido.

Mendel, ao contrário de Darwin, não era alguém de prestígio reconhecido. Dessa forma, sua obra permaneceu quase que em anonimato por muito tempo, até ser redescoberta, no início do século 19.

Em meados de 1930, alguns cientistas passaram a reconhecer a ligação entre seleção natural e a genética; tendo Dobhansky (geneticista), Mayr (zoólogo), Simpson (paleontólogo) e Stebbins (botânico) como os principais autores dessas ideias. Assim, foi formulada a Teoria sintética da evolução, também conhecida como neodarwinismo, ou Teoria neodarwinista, relacionando essas duas frentes da Biologia.

Essa teoria considera que as mutações, combinações gênicas, e seleção natural são os fatores principais que culminam na evolução; sendo as combinações gênicas consequências da segregação independente dos cromossomos, e permutações que ocorrem durante a meiose. Tanto ela quanto as mutações estão relacionadas à variabilidade genética da população.

Essas últimas ocorrem ao acaso, sendo que, por seleção natural, podem ser mantidas, como características adaptativas; ou causar o fim de determinados indivíduos. Assim, quando positiva (primeiro caso), este tipo de seleção permitirá que alguns representantes de uma população tenham mais chances de sobrevivência, reproduzindo e dando origem a indivíduos também mais bem adaptados, caso este fator seja hereditário.

A seleção natural, desta forma, elimina indivíduos que possuem aspectos desvantajosos para uma determinada situação, sendo estes, portanto, menos adaptados a ela. Assim, considerando que ambientes não são sistemas estáveis e constantes, diferentes pressões seletivas podem ocorrer dentro de uma população, evitando a eliminação de determinados alelos que não seriam mantidos caso o ambiente fosse homogêneo.

Crossing-over: um evento responsável pela variabilidade genética de uma população.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Quando Darwin propôs sua teoria, o conhecimento em Genética era precário, o que deixou várias lacunas em seu trabalho. Após alguns anos com conhecimentos mais avançados nessa área da Biologia, complementou-se a teoria de Darwin com os conhecimentos adquiridos em Genética, sendo possível explicar os fatores evolutivos. Essa teoria ficou conhecida como:

a) Darwinismo.

b) Fixismo.

c) Gradualismo filético.

d) Neodarwinismo.

e) Equilíbrio pontuado.

Sabemos que Darwin não sabia explicar como as variações eram transmitidas aos descendentes. Para resolver essas dúvidas, surgiu o neodarwinismo, ou teoria sintética da evolução. Analise as alternativas e marque aquela que não indica um fator evolutivo reconhecido pelo neodarwinismo.

a) recombinação gênica.

b) seleção natural.

c) uso e desuso.

d) mutação.

Evolução do Crânio Humano
Evolução
Evolução, o que é evolução, a primeira teoria evolutiva, os fósseis, as causas da evolução, as mutações.
Monumento de Lamarck
Lamarckismo
Aprenda mais sobre o lamarckismo, a ideia evolucionista proposta por Lamarck. Neste texto, falaremos quem foi Lamarck e aprenderemos a respeito de suas principais ideias: lei do uso e desuso e lei da herança de características adquiridas. Conheceremos ainda o clássico exemplo da girafa, que ilustra essa teoria.
O cuidado parental da espécie.
Semelhanças entre o chimpanzé e o homem
Recentes descobertas evidenciam as semelhanças entre o chimpanzé e o homem. Confira!
fóssil que mantém relação evolutiva entre répteis e aves.
Fóssil
Indícios de animais ou vegetais viventes no passado.
Filogenia das Pantheras: leão, leopardo, onça, tigre e leopardo-das-neves.
Panteras e teorias de distribuição do grupo
A relação entre o parentesco entre os indivíduos deste gênero e seus padrões de distribuição.
Os fósseis são uma importante evidência da evolução
Teorias evolucionistas
Entenda o que são as teorias evolucionistas e conheça as diferenças entre as teorias evolutivas de Lamarck, Darwin e o neodarwinismo.
A raposa-do-ártico apresenta coloração branca, o que ajuda na camuflagem
Seleção natural
Saiba mais sobre a seleção natural, um mecanismo evolutivo proposto por Charles Darwin que seleciona o organismo mais apto.
A pesca com rede pode ocasionar a seleção direcional
Tipos de seleção natural
Saiba mais sobre os diferentes tipos de seleção natural existentes e amplie seus conhecimentos sobre os mecanismos de evolução!
Charles Darwin
Conheça um pouco mais sobre a vida e obra do naturalista Charles Darwin, um pesquisador que mudou completamente a forma como entendemos a evolução.