Whatsapp icon Whatsapp

Estruturas mais altas do mundo

Burj Khalifa Bin Zayid, o edifício mais alto do planeta
Burj Khalifa Bin Zayid, o edifício mais alto do planeta

A briga pelo título de edifício mais alto do mundo sempre foi tão acirrada quanto as disputas capitalistas. Na verdade, sempre que alguém projetava uma construção para ser a maior do mundo, surgia outro projeto mais grandioso ainda. O World Financial Center de Xangai, na China, por exemplo, fora concebido nos anos 90 para ser o prédio mais alto do planeta, entretanto, após um pequeno atraso, diversos outros projetos mais ambiciosos foram aparecendo.

Estabelecer um recorde como esse é algo um pouco difícil, uma vez que os especialistas podem considerar critérios diferentes. Se levarmos em conta estruturas não-sustentadas, como torres de rádio e antenas, a mais alta seria a Torre de Rádio de Varsóvia, em Gabin-Konstantynow, Polônia. No entanto, a grande parte dos especialistas concorda em considerar somente as estruturas auto-sustentadas. Entretanto, surge outra discussão: entre as estruturas totalmente habitáveis, qual seria a mais alta?

Essa briga não é atual. Desde 1930, após a construção do Chrysler Building em Nova York, a disputa parece ter pegado fogo. Um ano depois já surgia outra enorme edificação: o Empire State Building, com seus 381 metros de altura. A lista das faraônicas edificações foi aumentando: World Trade Center, Central Plaza, Citic Plaza, Shin Hing Square, Jin Mão Tower, Sears Tower, etc. Até 2004, as torres Petronas, situadas no Kuala Lumpur, Indonésia, lideravam a lista, com seus 452 metros de altura. Nesse ano foi concluído o edifício Taipei 101, em Taiwan, que com 509 metros de altura e 101 andares, passou a encabeçar a lista dos prédios habitáveis mais altos do planeta. Porém, no dia 4 de janeiro de 2010 foi inaugurado nos Emirados Árabes Unidos o edifício Burj Khalifa Bin Zayid, com altura de 828 metros, esta é, atualmente, a estrutura mais alta habitada do planeta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

As freiras modernas
A vida religiosa como uma alternativa à sociedade patriarcal.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!