Whatsapp icon Whatsapp

Por que o dente dói com água fria?

As terminações nervosas dos dentes provocam a sensação de dor.
As terminações nervosas dos dentes provocam a sensação de dor.
Tomar um copo de água bem gelada, sorvete ou algo similar pode representar um grande desconforto para muitas pessoas, especialmente para aquelas com dentes sensíveis, já que quase sempre há dor nessa situação.

Todos podem sentir certa dor ao tomar algo gelado, até mesmo uma pessoa com dentes saudáveis. O esmalte dos dentes funciona como isolante térmico entre as diferentes temperaturas. Quando algo muito gelado atinge a polpa do dente, onde estão localizadas as terminações nervosas, o sistema nervoso reage e provoca a dor, sinalizando que aquilo não é adequado e “alertando” o corpo.

Essa dor também pode ocorrer por outras razões, como por exemplo, a retração da gengiva, deixando a raiz do dente mais vulnerável e facilitando o contato das substâncias frias com a polpa do mesmo. Pessoas que apresentam cáries sentem essa dor de uma forma bem mais freqüente, visto que as bactérias destroem o esmalte do dente. A diferença nesse caso é que além das substâncias geladas, substâncias quentes e doces também provocam dor.
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Alguns motivos para você ver os morcegos com outros olhos
Saiba os motivos pelos quais os morcegos estão mais para mocinhos do que vilões.
Chiclete
Chiclete, efeitos do chiclete no organismo, criação do chiclete, história do chiclete, Thomas Adams Jr., o uso do chiclete nas Guerras Mundiais, curiosidades sobre o chiclete, goma de mascar.
Dessalinização da água
Conheça três métodos de dessalinização da água do mar: destilação, congelamento e osmose reversa.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.