Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Dessalinização da água

Dessalinização da água

A dessalinização da água do mar trata-se do uso de processos físico-químicos para a retirada de sal da água. Alguns desses processos são destilação, congelamento e osmose reversa.

Um dos maiores problemas que ameaçam a vida humana é a falta de água potável. O Brasil possui uma grande quantidade de recursos hídricos, mas várias regiões do mundo são privadas de fontes de água própria para o consumo humano. Além disso, o desperdício de água e a poluição vêm diminuindo os níveis desse bem que é indispensável para a manutenção da vida e fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

Apesar de 70% da superfície terrestre ser recoberta de água, o que confere ao nosso planeta sua cor azul característica, cerca de 97% dessa água está nos mares, ou seja, é salgada. Além disso, dos 3% de água doce que todo o planeta dispõe, cerca de 2% deles encontram-se congelados nas calotas polares e nas geleiras, restando menos de 1% para nosso consumo.

Para solucionar esse problema e aumentar a oferta de água potável no mundo, foram desenvolvidas técnicas de dessalinização da água. Mas o que é dessalinização da água? Trata-se do uso de métodos físico-químicos para retirar o sal presente na água dos mares e oceanos.

A água salgada não pode ser consumida pelo ser humano, pois leva à desidratação, uma vez que nossas células perderiam água por osmose, e também não pode ser usada em indústrias e na agricultura porque destruiria as máquinas usadas e mataria as plantações. Por isso, há a necessidade de transformar água salgada em água doce e potável.

Porém, pode ser que você diga: “Como ninguém nunca pensou nisso? Com tanta água no mar, o problema de escassez de água está resolvido! Por que não fazemos isso em todos os países?”

Bem, o problema é que as técnicas utilizadas para dessalinizar a água costumam ser bastante dispendiosas e, em muitos casos, não são viáveis para uma determinada região. Elas são mais necessárias em locais onde a água doce é bastante limitada ou escassa, como regiões áridas.

Vamos falar aqui sobre três técnicas de dessalinização da água que vêm se mostrando viáveis em larga escala. Mas todas apresentam vantagens e desvantagens que devem ser consideradas de acordo com o resultado desejado, com a localização, com a forma de energia disponível na região, com a frequência do uso da instalação, com o capital disponível, entre outros fatores.

As técnicas são destilação, congelamento e osmose reversa:

*Destilação: resumidamente, trata-se do aquecimento da água do mar, que atinge seu ponto de ebulição e passa para o estado de vapor, indo para um condensador onde é resfriada e retorna ao estado líquido. Essa água líquida é coletada em outro recipiente enquanto os sais ficam no recipiente original.

O nome da destilação mais usada para a dessalinização da água é a destilação rápida em fases múltiplas.

* Congelamento: Conforme explicado no texto Crioscopia, o ponto de congelamento de uma substância pura é sempre menor que o de sua solução. Assim, quando a temperatura da água do mar começa a diminuir, o gelo formado é composto somente de água pura, pois a mistura dos sais na água diminui seu ponto de congelamento. É por isso que nos oceanos e mares forma-se uma camada de gelo na parte de cima composta somente por água pura e na parte de baixo fica a água líquida com os sais dissolvidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isso mostra que congelar a água do mar é também uma alternativa para dessalinizá-la. O método de congelamento mais usado em usinas de dessalinização é o processo de resfriamento secundário, em que se retira o calor da água do mar por passar pelo seu meio o butano.

Nesse processo, a temperatura em que a água do mar encontra-se é maior que a temperatura de ebulição do butano. Por isso, quando o butano passa pelo interior da água do mar, ele passa para o estado gasoso, o que envolve retirar o calor da água, que, por sua vez, congela.

Ao congelar, a água é separada de seus sais, mas eles depositam-se na superfície do gelo. Por isso, é preciso retirar o sal de cima dos cristais de gelo. O gelo lavado é então liquefeito em outra unidade por meio do calor do mesmo butano vaporizado que foi aquecido. Assim, o gelo vira água líquida e o butano volta ao estado líquido, podendo ser reutilizado.

* Osmose reversa ou invertida: A osmose é a passagem de solvente por uma membrana semipermeável para uma solução concentrada. Mas se aplicarmos uma pressão bastante elevada (acima da pressão osmótica), ocorrerá o processo inverso, ou seja, o solvente da solução concentrada passará pela membrana e irá em direção ao solvente puro.

Assim, se colocarmos água do mar de um lado e água pura de outro, separando-as por uma membrana semipermeável, podemos aplicar uma pressão elevada (bem superior a 30 atm, que é a pressão osmótica da água do mar) sobre a água do mar. O resultado será a osmose inversa, ou seja, as moléculas da água salgada irão em direção à água pura, afastando-se dos seus sais.

Osmose reversa sendo usada para dessalinizar a água do mar em usina de Ashkelon, Israel
Osmose reversa sendo usada para dessalinizar a água do mar em usina de Ashkelon, Israel

Essa técnica é cara porque necessita de motores elétricos para fornecer a pressão necessária, porém, é a mais eficaz e já vem sendo implementada em várias usinas.

Além disso, unidades de purificação de água que empregam osmose reversa (UPOS) são muito usadas quando ocorrem catástrofes naturais. Por exemplo, quando houve o tsunami nas Ilhas Maldivas, ocorreu escassez de água potável, por isso, a UNICEF deslocou para a área 23 UPOS que ficavam à noite em navios em alto-mar tratando a água que era levada de dia para as vítimas.

Barco em alto-mar realizando dessalinização da água
Barco em alto-mar realizando dessalinização da água

Usina de dessalinização da água do mar em Dubai
Usina de dessalinização da água do mar em Dubai
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
70% da superfície do nosso planeta é formada por água
Hidrosfera
Conheça o conceito e a importância da hidrosfera, bem como as suas diferentes características e peculiaridades.
As terminações nervosas dos dentes provocam a sensação de dor.
Por que o dente dói com água fria?
Por que o dente dói com água fria?, dente, água fria, gelado, curiosidade, coisa gelada faz doer o dente, cáries.
Profissional no preparo para voar.
Como voar preso a balões
Balões de ar quente, Balões a gás, hidrogênio, hélio, desastre de Hindenburg, balões científicos, balões meteorológicos, Altímetro, taxa de ascenção, GPS, Vôo com Balões a gás.
Na Idade Moderna, a vida no convento era uma alternativa ao mundo patriarcal vigente.
As freiras modernas
A vida religiosa como uma alternativa à sociedade patriarcal.
Rio Eufrates, um dos recursos mais estratégicos do Oriente Médio *
Escassez de Água no Oriente Médio
Compreenda a importância da Água no Oriente Médio, um dos principais elementos geopolíticos da região.
Exemplo de localidade em estágio avançado de salinização do solo
Processo de salinização do solo
Entenda o que é a salinização dos solos, como e onde ela ocorre e quais são as suas principais causas naturais e antrópicas.
A falta de água compromete os solos e a produção de alimentos
Escassez hídrica e segurança alimentar
A falta de água pode ser uma ameaça generalizada no acesso aos alimentos? Entenda a questão da escassez hídrica e segurança alimentar!
Mangueiras de gotejamento em uma lavoura de milho
Economia de água na agricultura
As atividades agrícolas são as que mais consomem e desperdiçam recursos hídricos. Conheça algumas formas de praticar a economia de água na agricultura!
O consumo de água ocorre de maneira bastante desigual no mundo
Consumo de água no mundo
Entenda o consumo de água no mundo a partir de dados, informações e uma comparação entre os maiores e menores países consumidores de recursos hídricos.
Região desértica no Oriente Médio com severa escassez hídrica
Países com escassez de água
Confira quais são os principais países com escassez de água e algumas medidas possíveis para combater esse problema.
Podemos beber água do mar?
Os perigos da ingestão da água do mar
Veja quais são os perigos decorrentes da ingestão da água do mar, destacando-se a desidratação e a morte.
O condensador é uma das principais vidrarias usadas em laboratório para destilação. Na figura, há um condensador de serpentina
Destilação
Descubra como é realizada a destilação, um dos métodos de separação de misturas mais aplicados.
Osmose é um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável.
Osmose
Aprenda um pouco mais a respeito da osmose, processo que envolve a movimentação de solvente por uma membrana semipermeável. Neste texto, aprenderemos a definição desse processo e conheceremos como a osmose atua nas células animais e vegetais. Além disso, conheceremos um exemplo de osmose que acontece no nosso dia a dia.
Inalar gás hélio de uma bexiga distorce a voz
Gás hélio distorce a voz?
Veja por que o gás hélio distorce a voz, qual gás pode ser usado para engrossá-la e se faz mal inalar hélio.
A aparência do nerd clássico.
Nerd
Nerd, características dos nerds, definição para nerd, pessoas que preferem ler a manter uma vida social mais agitada, CDF, tipos de nerd, nerd burguês, nerd pobre, Bill Gates o mais famoso nerd.
Balão dirigível moderno.
História dos Balões Dirigíveis
Gás hélio, inflamável gás hidrogênio, irmãos Montgolfier, Jacques Charles, Joseph Gay-Lussac, Zeppelins, balões dirigíveis, Hindenburg, balões meteorológicos.
Crioscopia
Você já ouviu falar de crioscopia? Não? Clique aqui e entenda!
O soro fisiológico deve ser isotónico em relação ao sangue, ou seja, ambos devem possuir a mesma pressão osmótica
Pressão Osmótica
Para impedir que a osmose ocorra é só aplicar uma pressão externa, denominada pressão osmótica, sobre a solução mais concentrada.
As conservas são um exemplo de osmose no cotidiano
Osmose – Uma Propriedade Coligativa
A osmose é uma propriedade coligativa muito presente em nosso cotidiano, principalmente na conservação de alimentos. Veja aqui como ela ocorre.