Whatsapp icon Whatsapp

Sonhos que fazem sentido

Um sonho pode se tornar realidade?
Um sonho pode se tornar realidade?
Sonhos são definidos como atividades mentais ativadas pelo inconsciente quando as pessoas estão dormindo. O sistema límbico (hipocampo e amígdala) presente no cérebro é responsável por essa atividade, esta mesma região cerebral comanda a construção da memória.

Não pense que os sonhos só retratam coisas positivas, em contrapartida existem os pesadelos (sonhos ruins). Pesquisas revelam que aparecem como uma resposta do organismo às emoções muito intensas (desafios decorrentes do dia) ou que ainda vão acontecer. O médico francês François Rabelais, ainda no século 16, associou a ingestão de comidas pesadas antes de dormir com pesadelos.

Mas nem todo sonho ruim vem somente para tirar nosso sono, conheça agora os maiores sonhos da História:

A Bíblia traz no livro de Gênesis (cerca de 1450 a. C.) o relato de sonhos que mudaram o destino de um povo. Estamos falando dos sonhos interpretados por José do Egito, eles não eram nada animadores: vacas gordas que engoliam vacas magras. O hebreu José estava prevendo, através dos sonhos de Faraó, que o país enfrentaria sete anos de fartura (muita comida) e outros sete anos de adversidades (fome e pobreza).

Os sonhos podem associar também as informações guardadas em nosso cérebro: conceitos, fórmulas, ideias.

- A ideia de nomear o personagem Frankenstein com este difícil nome surgiu de um sonho da escritora inglesa Mary Shelley em 1817.

- A famosa música “Yesterday” foi revelada ao músico inglês Paul McCartney através de um sonho em 1964, ao acordar o músico compôs a música que embalou sua noite.

Na Ciência, sonhos revelaram as descobertas de Friedrich Kekulé (1829 -1896) e Dmitri Mendeleev (1834-1907):

- Kekulé, em uma noite do ano de 1865, sonhou com uma estrutura Hexagonal que veio a ser a molécula de Benzeno. Kekulé pôs seu sonho em prática.

- Mendeleev, em 1869, teve um sonho que inspirou a organização da Tabela Periódica: os elementos se encaixavam em uma tabela que se subdividia em períodos e famílias.

Como acabamos de ver, os sonhos podem revelar algo da própria realidade, personagens que fizeram parte de sua noite podem estar lhe dizendo algo, fique atento!
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Engasgo
Clique aqui, saiba o que é o engasgo, entenda como ele ocorre e conheça técnicas de primeiros socorros úteis caso alguém esteja engasgando.
Tatuagem
Tatuagem, história da tatuagem, como era feita a tattoo de antigamente, quando chegou a tatuagem elétrica no Brasil, locais onde as tatuagens tendem a deformar com o tempo, melhor lugar para se fazer uma tatuagem.
video icon
"Matemática do Zero | Terno Pitagórico" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Terno Pitagórico
Nessa aula veremos que o terno pitagórico são os triângulos retângulos que possuem as medidas dos lados sendo números inteiros. A ideia dos ternos pitagóricos é facilitar a resolução de questões e diminuir os cálculos aplicando semelhança de triângulos.