10 de setembro — Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado anualmente no dia 10 de setembro. Foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (Iasp) e apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa data tem como principal objetivo aumentar a conscientização sobre o suicídio e promover ações para a prevenção.
No Brasil, o Setembro Amarelo é a principal campanha contra o suicídio, lançada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina. A campanha visa apoiar pessoas com pensamentos suicidas e ajudar os profissionais a enfrentarem essas questões.
A prevenção do suicídio requer a remoção do estigma e o incentivo à busca de ajuda. O Centro de Valorização da Vida (CVV), uma organização independente formada por voluntários desde 1962, oferece apoio emocional gratuito e 24 horas por telefone (188), chat e e-mail, para aqueles que precisam de ajuda.
Leia também: 7 de abril — Dia Mundial da Saúde
Resumo sobre o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
- O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado anualmente no dia 10 de setembro.
- Foi criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (Iasp) e apoiado pela OMS em 2003.
- Tem como principal objetivo conscientizar e chamar atenção para a questão do suicídio.
- O Setembro Amarelo é a maior campanha contra suicídio no Brasil, lançada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina.
- O principal objetivo do Setembro Amarelo é apoiar pessoas com pensamentos suicidas e ajudar profissionais.
- Em 2022, o Brasil registrou 16.262 casos de suicídio, representando 8 casos a cada 100 mil habitantes, com um aumento contínuo desde 2010.
- A taxa de suicídios é maior entre homens e adolescentes, sendo que os transtornos mentais como depressão e ansiedade estão frequentemente associados aos casos de suicídio.
- Globalmente, o Brasil é o 8º país com mais suicídios.
- Apesar de uma redução global de 36% nos casos de suicídio entre 2000 e 2019, as Américas viram um aumento de 17% nesse período.
- A prevenção do suicídio requer a remoção do estigma e o incentivo à busca de ajuda.
- O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma organização independente desde 1962, formada por voluntários. Fornece apoio emocional e prevenção ao suicídio gratuitamente e 24 horas por dia por telefone (188), chat e e-mail.
Origem do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado anualmente no dia 10 de setembro. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (Iasp) e reforçado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A criação dessa data aconteceu em 2003 e representa o compromisso de conscientizar a população e chamar atenção para a questão do suicídio.
Quais os objetivos do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio?
Entre os objetivos do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio estão:
- capacitação de pessoas para lidar com automutilação e pensamentos suicidas;
- treinamento de profissionais para lidar com questões de saúde mental;
- disseminação de mensagens positivas e informativas voltadas para grupos de risco;
- promoção de debates em escolas e ambientes profissionais;
- incentivar pessoas que lidam com pensamentos suicidas a compartilhar suas histórias e procurar ajuda.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é maior campanha contra suicídio no Brasil. Nesse mês, são promovidas diversas campanhas com o objetivo de apoiar pessoas com pensamentos suicidas e ajudar profissionais a lidar com essas questões.
A campanha foi lançada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo principal é combater o suicídio e diminuir os casos dessa fatalidade. Para saber mais detalhes sobre o Setembro Amarelo, clique aqui.
Dados do suicídio no Brasil
Em 2022, houve 16.262 casos registrados de suicídio no Brasil. Isso representa oito casos a cada 100 mil habitantes. Os números vêm crescendo a cada ano, desde 2010. Por exemplo, em 2009 foram 9.454 casos.
As regiões que registraram maior aumento foram o Sul e o Centro-Oeste. Em relação ao gênero, o suicídio afeta mais os homens do que as mulheres, são 10,7 casos a cada 100 mil pessoas do sexo masculino, enquanto no sexo feminino é 2,9 a cada 100 mil.
Os adolescentes são a faixa etária mais vulnerável ao problema. Segundo o Ministério da Saúde, os casos desses grupo foram de 606, em 2010, para 1.022 em 2019. Os principais transtornos mentais associados aos casos de suicídio são a depressão, transtorno bipolar, ansiedade, psicose e transtorno de personalidade.
Veja também: Depressão — o problema de saúde visto como o mal do século
Dados do suicídio no mundo
No mundo, o Brasil é o 8º país com mais suicídios. Os casos também têm crescido nas Américas de forma geral.
Entre 2000 e 2019 ouve uma redução global de 36% nos casos de suicídio. O maior recuo foi nas nações do Pacífico Ocidental, 49%. Na Europa, o índice diminuiu 47%, ao passo que nas Américas houve 17% mais suicídios.
Como prevenir o suicídio?
O suicídio pode atingir pessoas de qualquer gênero, classe social, idade ou etnia. É preciso tirar o estigma que há sobre esse assunto, para as pessoas que lidam com pensamentos intrusivos ou automutilações não tenham receio em compartilhar suas histórias e pedir ajuda. O Estado tem um importante papel nesse sentido.
Se você lida com essa vontade, procure uma ajuda profissional, converse com sua família e/ou amigos, busque memórias felizes, faça as atividades que trazem algum tipo de alegria ou satisfação, como comer, ouvir músicas, assistir filmes ou ler livros. Lembre-se de que a vida é valiosa e pode mudar a qualquer momento, reforce a sua identidade, lembre-se de quem você é e lute para viver a vida que deseja.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) tem atendimento 24 horas por telefone (188), chat (clique aqui) e e-mail (apoioemocional@cvv.org.br). As pessoas que trabalham nesse local são voluntárias e estão esperando para te ouvir sem julgamentos. Compartilhe a sua história, não desista, você não está só.
Centro de Valorização da Vida (CVV)
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma organização formada por voluntários e fornece apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma gratuita para quem procura ajuda. O CVV tem atendimento 24 horas por telefone, chat e e-mail. Essa organização existe desde 1962 e é financeira e ideologicamente independente.
Fontes
Associação Brasileira de Psiquiatria. Disponível em: https://www.setembroamarelo.com/.
Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/criar-esperanca-atraves-da-acao-10-9-dia-mundial-de-prevencao-ao-suicidio/.
CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/setembro-amarelo-2024-se-precisar-peca-ajuda/.
CVV. Disponível em: https://cvv.org.br/.
Hospital Santa Mônica. Disponível em: https://hospitalsantamonica.com.br/quais-os-indices-de-suicidio-no-brasil-fique-por-dentro-dos-dados/.
Organização Pan-Americana da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-prevencao-ao-suicidio-2022.